ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS) EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19.

Hanna Kemel Brum, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tem como objetivo acolher as pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes, em um certo território, oferecendo cuidados clínicos e de reabilitação psicossocial, evitando as internações e favorecendo o exercício da cidadania e da inclusão social dos usuários e de suas famílias. O serviço presta serviços através de acolhimentos, grupos, oficinas terapêuticas, atendimento psicológico e psiquiátrico, e visitas domiciliares. Este estudo tem como objetivo apresentar as funcionalidades dos CAPS, através do estágio profissionalizante de promoção e prevenção, no campo da psicologia, em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no município de Cachoeira do Sul, e suas possibilidades de intervenção durante a pandemia do Covid-19. A metodologia  utilizada foi de pesquisa bibliográfica e relato de experiência de estágio profissionalizante. Os Centros de Atenção Psicossociais são imprescindíveis àqueles portadores de doenças mentais, já que visam integrar o paciente e reabilitá-lo na sociedade, fornecendo atividades como estratégia para a reabilitação psicossocial dos indivíduos. Diante do atual cenário de confinamento social devido ao corona vírus, surgiram novas demandas e desafios a serem enfrentados no CAPS, modificando, assim, suas rotinas. Embora a situação da atual pandemia do Covid-19 tenha seus desafios, a mesma pode contribuir para a melhora da prática e da pesquisa em situações de crise, emergências e desastres. Foi possível perceber a necessidade de mais investimentos nos Centros de Atenção Psicossociais, tanto na infraestrutura dos locais quanto na parte de materiais para serem utilizados nas oficinas terapêuticas. Além disso, é notável que alguns profissionais resistem em trabalhar em conjunto, prejudicando, assim, a melhora dos usuários dos centros.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Reforma Psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Referências técnicas para Atuação de Psicólogas(os) no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Brasília, 2013.

CRUSOÉ, Anne Cibele Vilela Umburanas. A atuação dos/as psicólogos/as em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): uma análise de relatos de experiências no Nordeste.

Trabalho de Conclusão de Especialização apresentado ao curso de graduação em Saúde Mental e Atenção Básica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Bahia, 2017.

FIGUEIREDO, Vanda Valle de; RODRIGUES, Maria Margarida Pereira. Atuação do psicólogo nos CAPS do Estado do Espírito Santo. Psicol. estud., Maringá, v. 9, n. 2, p. 173181, agosto 2004.

Lei nº 10216 - De 06 de abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.

MARINHO, D. M. Acompanhamento terapêutico: caminhos clínicos, políticos e sociais para a consolidação da Reforma Psiquiátrica brasileira, 2009.

MOTA, Virgínia de Albuquerque; COSTA, Ilze Maria Gonçalves da. Relato de Experiência de uma Psicóloga em um CAPS. Mato Grosso, Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 37, n. 3, p. 831-841, set. 2017.

NASCIMENTO, Francisleile Lima; PACHECO, Alberto do Espírito Santos Dantas. SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO NO BRASIL E A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 63-72, apr. 2020. ISSN 2675-1488.

SOUZA, Ândréa Cardoso de. Ampliando o campo de atenção psicossocial: a articulação dos centros de atenção psicossocial com a saúde da família. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 703-710, dez. 2006.

CUNHA, Amanda Candeloro; PIO, Danielle Abdel Massih; RACCIONI, Thaís Munholi. Acompanhamento Terapêutico: Concepções e Possibilidades em Serviços de Saúde Mental. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 37, n. 3, p. 638-651, set. 2017.

PITIÁ, Ana Celeste de Araújo; SANTOS, Manoel Antônio dos. O acompanhamento terapêutico como estratégia de continência do sofrimento psíquico. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto, v. 2, n. 2, ago. 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces