UM PERCURSO DE ESTÁGIO EM PSICOPATOLOGIA
Resumo
Girl Interrupted foi um dos filmes que influenciou minha escolha de curso de graduação em Psicologia. Poder assistir ele novamente, com outros olhos e outros objetivos foi um desafio. A escolha de um longa metragem como Girl, Interrupted permitiu que eu tivesse uma grande oportunidade para a composição de uma crítica sobre a desestigmatização de lugares de representação acerca da loucura e suas espacialidades – pensando nas diferentes interpretações culturais sobre o que pode ser considerado uma “loucura” e como essa imagem é apresentada em diferentes espaços da sociedade. Susanna Kaysen é uma jovem de 18 anos que mora com os pais, que são ricos e influentes na sociedade. Após tentar suicídio, ingerindo diversas pílulas de Paracetamol e Vodka, Susanna é induzida a se internar em uma instituição psiquiátrica, durante uma conversa com seu psiquiatra, passando meses sob cuidados profissionais em uma instituição manicomial. O objetivo deste trabalho foi construir uma análise do caso de ficção a partir da observação de vinhetas do filme. Adotaram-se observações sistemáticas de várias cenas do filme “Girl, Interrupted”. Foi necessário assistir ao filme sete vezes para a coleta de dados e construção do caso. Susanne é diagnosticada com Transtorno de Personalidade Borderline, mas se faz importante sinalizar que na idade dela os sentimentos são ambíguos, e podem ser vistos também como expressões de alguém que está simplesmente atravessando a transição da adolescência para a fase adulta, fazendo-se necessário a averiguação correta de todos os elementos que compõem a sua vida no momento presente do diagnóstico, levando em consideração o meio em que vive com quem e como isso se dá.
Texto completo:
PDFReferências
American Psychiatric Association. (1994). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (4th ed.). Washington, DC: Author.
APA. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª Edição. Editora Artmed. Recuperado de http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/ManualDiagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf.pdf/.
DANNA, M. F.; MATOS, M. A. (2006) Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon;
Organização Mundial de Saúde - OMS (2000). CID - 10: classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. São Paulo: Edusp.
PAIM, Isaías. (1993). Curso de psicopatologia. 11. ed. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária. 278p.
STONE, L. (1938). The widening scope of indications for psychoanalysis. Journal of the American Psychoanalytic Association, vol. 2, 1954, pp. 567-594.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces