A VISÃO DE MULHERES QUE ESCOLHERAM NÃO TEREM FILHOS

Jéssica Plate Loreto

Resumo


As mulheres, na atualidade, têm mais opções de vida, como estudo, profissão, casamento, e logo os filhos tornaram-se passíveis de questionamentos e isso resultou em uma maior plasticidade no comportamento feminino. Sendo assim, é possível perceber a configuração de novos papéis e novas formas de manifestações femininas, algumas vezes havendo um distanciamento daquela imagem tradicionalmente construída de mãe e esposa. Com isso os objetivos dessa pesquisa foram compreender como as mulheres que decidiram não ter filhos, acham que a sociedade as percebe, investigar suas motivações pela escolha de não serem mães, investigar se essas mulheres sofrem ou já sofreram discriminações por conta da decisão de não terem filhos e explorar suas perspectivas diante dessa escolha. Foram entrevistadas três mulheres que optaram por não terem filhos. Este estudo tem como método o estudo de caso exploratória, e a análise de dados foi feita através do método de Bardin. Na atualidade é percebido, conforme os relatos das entrevistadas, a mulher desempenhando múltiplos papéis na sociedade, inclusive optando pela não maternidade. As participantes do estudo relatam que não tiveram filhos por falta de desejo e vontade, por essa questão não ter sido uma prioridade em suas vidas, priorizando a profissão e os estudos, assim é possível observar que a escolha sobre ter ou não filhos, irá envolver diversos aspectos, evidenciando grandes mudanças que ocorrem no campo social e cultural. Através dos relatos das entrevistas é possível observar também, que as mulheres da atualidade querem buscar seu próprio caminho, almejando sua independência, e individualidade.  

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Patrícia Zulato; ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Ser mulher hoje: a visão de mulheres que não desejam ter filhos. Psicologia & Sociedade, Minas Gerais, v.24, n.3, p.577-587. 2012.

FIDELIS, Daiana Quadros; MOSMANN, Clarisse Pereira. A não maternidade na contemporaneidade: um estudo com mulheres sem filhos acima dos 45 anos, Aletheia, Canoas, n.42, p.122-135, set./dez. 2013.

PATIAS, Naiana Dapieve; BUAES, Caroline Stumpf. “Tem que ser uma escolha da mulher”! Representações de maternidade em mulheres não-mães por opção. Psicologia & Sociedade, Minas Gerais, v.24, n.2, p.300-306, maio/ago. 2012.

RIOS, Maria Galrão; GOMES, Isabel Cristina. Casamento contemporâneo: revisão de literatura acerca da opção por não ter filhos. Estudos de Psicologia, Campinas, v.26, n.2, p.215-225, abr./jun. 2009.

SERON, Camila; MILANI, Rute Grossi. A construção da identidade feminina na adolescência: um enfoque na relação mãe e filha. Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v.13, n.1, p.154-164. 2011.

SILVA, Isabela Machado; FRIZZO, Giana Bitencourt. Ter ou não ter? Uma revisão da literatura sobre casais sem filhos por opção. Pensando Famílias, Porto Alegre, v.18, n.2, dez. 2014.

SMEHA, Luciane Najar; CALVANO, Lize. O QUE COMPLETA UMA MULHER? Um estudo sobre a relação entre não-maternidade e vida profissional. Psicologia Argumento, Curitiba, v.27, n.58, p.207-217, jul./set. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces