CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA E A CONSTRUÇÃO DO BRINCAR: COMO OCUPAM A CIDADE?

Kelen Braga do Nascimento, Geverson dos Santos Dias, Luis Henrique Ramalho Pereira

Resumo


O brincar possui um papel fundamental na infância, constituindo-se como um dos principais meios pelos quais o sujeito em desenvolvimento pode se apropriar da realidade que o cerca e construir significados e conexões afetivas. O brincar é também um direito de todas as criança, determinado pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA). Porém, ainda se faz necessário questionar se esse direito está ao alcance das crianças que hoje vivem em vulnerabilidade social e ocupam em espaços com menos recursos para a promoção do lazer. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de proporcionar reflexões a respeito do uso dos espaços públicos onde a infância possa ter a viabilidade de garantias de direitos, bem como a prevenção de danos a saúde mental. Para tal, buscou desenvolver uma escrita reflexissiva sobre o assunto, através de uma revisão narrativa da literatura. Podemos concluir então que as limitações ao brincar impostas pela vulnerabilidade social restringindo a criança de contruir experiências sobre si e o mundo. Dessa forma se faz necessário ações mais efetivas dos orgãos governamentais quanto a afirmação do direito ao lazer à infancia dos sujeitos que habitam territórios de vulnerabilidade socioeconômica, como uma estratégia de prevenção e promoção de saúde nas comunidades.


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