A TÉCNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS A PARTIR DO CASO DO PEQUENO HANS

Isadora Ferretti Gonçalves, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


RESUMO: Levando em consideração a importância dos casos clínicos para a psicanálise e suas funções, neste trabalho propõe-se fazer uma explanação acerca da técnica psicanalítica com crianças a partir da análise do caso do Pequeno Hans escrito em 1909 por Freud, com o objetivo de relacioná-lo recortes do caso clínico com os atendimentos realizados com crianças, durante o estágio clínico com abordagem psicanalítica. Tal construção, visou aprimorar a prática clínica e aprofundar o estudo das obras de Freud e de seus casos clínicos. Para tal, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos principais escritos sobre o caso, além da leitura do caso clínico na integra e seleção de recortes de análise. Pensando o desenrolar do caso, este traz muitas contribuições para entender como se constituem as neuroses, a importância do papel dos pais na constituição psíquica na infância e a maneira como se desenvolve um sintoma. Um aspecto significativo é que os pais hoje são incluídos como protagonistas da cena analítica e não apenas como porta-vozes dos filhos, sendo Freud percursor nesse aspecto, embora tenha se dirigido mais ao pai. A partir da leitura do caso e as interpretações iniciais feitas dos atendimentos, percebe-se que as funções materna e paterna permeiam todo o tratamento psicanalítico infantil, bem como, o estabelecimento de vínculos e da subjetividade. Por isso, é de suma importância convoca-los para o setting terapêutico e estar atenta ao modo como essas relações e funções se estabelecem em cada caso. As reflexões neste artigo, contribuíram para o processo de aprendizagem e entendimento da técnica psicanalítica, possibilitando a associação com os casos e conflitivas atendidas na clínica. Por isso, a psicanálise com crianças segue sendo um desafio e envolve conhecimento da teoria e da técnica, bem como, saber como intervir nas relações e transferências estabelecidas entre paciente-terapeuta-família.

Palavras-chave: psicanálise, infância, casos clínicos.


Texto completo:

PDF

Referências


FREUD, S. Duas histórias clínicas (O “Pequeno Hans” e o “Homem dos ratos”). In S. Freud, Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. V. 10. Rio de Janeiro, RJ: Imago.

GUTFREIND, Celso. O Pequeno Hans discutido e sentido entre o passado e presente: discussed and experienced between past and present. Rev. bras. psicanál, São Paulo , v. 43, n. 2, p. 69-76, jun. 2009 . Disponível em . acessos em 23 jul. 2020.

LEITAO, Iagor Brum; CACCIARI, Marcella Bastos. A demanda clínica da criança: uma psicanálise possível. Estilos clin., São Paulo , v. 22, n. 1, p. 64-82, abr. 2017 . Disponível em . acessos em 14 ago. 2020. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p64-82.

NASIO, J. D. Que é um caso?. In: NASIO, J. D. (Org.), os grandes casos de psicose. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

SILVA, Jônata Alves da; LIMA, Gleici Mar Machado de. Caso Hans: um marco na psicanálise com crianças. Revista Científica da FASETE, v. 1, n.1, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces