GRUPO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
No ano de 2020 todos os países do mundo enfrentam uma pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-COV-19. Universidades foram fechadas temporariamente, o método de ensino adotado passou a ser o virtual. Tendo em vista que a educação não pode parar, surge a necessidade de adaptação e superação por parte de professores e alunos. Uma das estratégias utilizadas para manter o vínculo entre estagiários e supervisora durante a pandemia foi a criação de um grupo de estudos psicanalítico de discussão. Uma das vantagens do estudo em grupo é a circulação de ideias, uma vez que todas as contribuições são importantes e a participação de todos é autorizada, já que os diferentes saberes têm importância e não se busca chegar a um consenso ou uma única “verdade”. Partindo destas reflexões, este artigo tem como objetivo relatar a experiência dos encontros realizados. O grupo era composto por estagiários de processos clínicos em psicologia atuantes na abordagem psicanalítica e foram realizados quinze encontros com a frequência semanal com o debate de textos, vídeos e roda de conversa com convidados. Por ter o formato online, foi possível receber convidados de diversas partes do país, inclusive com experiências internacionais, o que não seria possível em outro formato, devido a agenda, deslocamento, custo, entre outros fatores. Tal estratégia, se fez de suma importância e contribuição para a prática clínica, contribuindo para aprofundar o estudo de temáticas fundamentais para a psicanálise. Pode-se perceber com a experiência que as trocas de experiências, opiniões e anseios realizados durante os encontros facilitaram a aprendizagem e deram base para o atendimento clínico, pois ajudaram a associar a teoria com a prática.
Palavras-Chave: grupo, estudos, psicanálise
Texto completo:
PDFReferências
ALVES, Fábio Pereira; ALVES, Marina Santiago Ri Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise. ISSN 2175-7291, v. 8, n. 2, 2016.
EMLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.
PASINI, Carlos. A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. FAPERGS. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria, 2020.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces