GRUPO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Débora Costa da Silva, Isadora Ferretti Gonçalves, Natielly Rosa de Azambuja, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


No ano de 2020 todos os países do mundo enfrentam uma pandemia causada pelo novo coronavírus, SARS-COV-19. Universidades foram fechadas temporariamente, o método de ensino adotado passou a ser o virtual. Tendo em vista que a educação não pode parar, surge a necessidade de adaptação e superação por parte de professores e alunos. Uma das estratégias utilizadas para manter o vínculo entre estagiários e supervisora durante a pandemia foi a criação de um grupo de estudos psicanalítico de discussão. Uma das vantagens do estudo em grupo é a circulação de ideias, uma vez que todas as contribuições são importantes e a participação de todos é autorizada, já que os diferentes saberes têm importância e não se busca chegar a um consenso ou uma única “verdade”. Partindo destas reflexões, este artigo tem como objetivo relatar a experiência dos encontros realizados. O grupo era composto por estagiários de processos clínicos em psicologia atuantes na abordagem psicanalítica e foram realizados quinze encontros com a frequência semanal com o debate de textos, vídeos e roda de conversa com convidados. Por ter o formato online, foi possível receber convidados de diversas partes do país, inclusive com experiências internacionais, o que não seria possível em outro formato, devido a agenda, deslocamento, custo, entre outros fatores. Tal estratégia, se fez de suma importância e contribuição para a prática clínica, contribuindo para aprofundar o estudo de temáticas fundamentais para a psicanálise. Pode-se perceber com a experiência que as trocas de experiências, opiniões e anseios realizados durante os encontros facilitaram a aprendizagem e deram base para o atendimento clínico, pois ajudaram a associar a teoria com a prática. 

 

Palavras-Chave: grupo, estudos, psicanálise


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Fábio Pereira; ALVES, Marina Santiago Ri Fábio Pereira; RIB, Marina Santiago. Transmissão da Psicanálise: a experiência de um grupo de estudos. Leitura Flutuante. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise. ISSN 2175-7291, v. 8, n. 2, 2016.

EMLIO, Solange Aparecida. O grupo psicanalítico de discussão como dispositivo de aprendizagem e compartilhamento. Vínculo, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 35-43, 2010.

PASINI, Carlos. A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. FAPERGS. Ministério da Educação. Universidade Federal de Santa Maria, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces