TRANSGERACIONALIDADE: HERANÇAS FAMILIARES

Karine Flores Moraes, Francine Gomes Vasconcellos, Chaiane Goulart Alves, Jessica Aguirre Soares, Letícia da Silva Ventura

Resumo


A transgeracionalidade é um fenômeno que diz respeito aos aspectos relacionados aos valores, padrões, expectativas e demais construções do meio familiar ao longo das gerações e a forma como estas referências interferem e moldam a identidade dos indivíduos das gerações seguintes. Esse estudo propôs-se a realizar uma revisão integrativa da literatura, com o objetivo decompreender as características do processo da transgeracionalidade no que tange a constituição do sujeito dentro do seu núcleo familiar, trazendo contribuições recentes e relevantes para a construção de um entendimento mais contemporâneo acerca deste tema considerando sua complexidade e importância no contexto da psicologia e repercussão ainda em várias outras áreas de estudo. O procedimento de coleta de dados foi realizado através da pesquisa de estudos disponibilizados na íntegra e a análise feita a partir da leitura destes materiais de forma que se consiga uma melhor seleção e assimilação do assunto. Resultando na verificação da transgeracionalidade como uma bagagem trazida a partir dos modelos familiares e sociais. Considerando-se, entretanto, que este fenômeno envolve questões referentes a lealdades, segredos, abdicação de desejos pessoais e individuais, criação e consolidação de laços, assim como a sua desfeita. Há mandatos transgeracionais, que na maioria das vezes são inconscientes, podendo estes serem positivos e negativos, mantendo a sobrevivência transgeracional como um legado, mas que podem estar sobrecarregados de conteúdos disfuncionais, os quais não deveriam ser transmitidos as gerações seguintes. Desta forma cita-se a terapia sistêmica como recurso a estes indivíduos que buscam ajustar as interações dos membros associados aos sistemas em que se inserem.


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES-SILVA, Júnia Denise. (2018). Transgeracionalidade e os modos familiares de transmitir significados do casamento entre gerações.Dissertação (Mestrado em Psicologia). Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG.

ANDOLFI, M. (2019). A terapia familiar multigeracional: instrumentos e recursos do terapeuta. Belo Horizonte: Editora Artesã.

BELLO, Laura Dal; MARRA, Marlene Magnabosco. O fenômeno da transgeracionalidade no ciclo de vida familiar: casal com filhos pequenos. Rev. bras. psicodrama, São Paulo , v. 28, n. 2, p. 118-130, ago. 2020 . Disponível em . acessos em 30 out. 2020.

BOARINI, M L. (2003). Refletindo sobre a nova e velha família.Psicol. estud., Maringá, v. 8, n. spe, p. 1-2.

BOTTON, A., Cúnico, S. D., Barcinski, M., &Strey, M. N. (2015). Os papéis parentais nas famílias: analisando aspectos transgeracionais e de gênero. Pensando Famílias, 19(2), 43-56.

CAMICIA, Edgmara Giordani; SILVA, StefanyBischoff da; SCHMIDT, Beatriz. Abordagem da Transgeracionalidade na Terapia Sistêmica Individual: Um Estudo de Caso Clínico. Pensando fam., Porto Alegre , v. 20, n. 1, p. 68-82, jul. 2016 . Disponível em . Acessoem 29 out. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. – São Paulo: Atlas 2008.

MINUCHIN, Salvador. (2010). Um Modelo Familiar. In:______. Famílias: Funcionamento e Tratamento. Trad. J.A. Cunha. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1982. Cap 3, p. 52-69.

MC GOLDRICK (Orgs.), A mudança do ciclo de vida familiar: uma estrutura para a terapia familiar (2a ed.), (pp. 184-205). Porto Alegre: Artmed.

MUSSA, Karina Haddad. Padrões Familiares Repetitivos. República Editorial.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces