SÍNDROME DE DOWN E PANDEMIA: GRUPO VIRTUAL DE ADOLESCENTES E ADULTOS

Pâmela Schultz Danzmann, Fernanda Pires Jaeger, Luciane Najar Smeha

Resumo


A Pandemia Covid-19 levou ao desenvolvimento de estratégias de isolamento e distanciamento social como forma de evitar o avanço da doença. As práticas voltadas ao atendimento, acompanhamento e socialização, como espaços grupais se tornaram inviáveis neste novo cenário, determinando uma situação de isolamento e implicações para a saúde mental das pessoas com Síndrome de Down, especialmente, porque fazem parte do grupo de risco, pois estão mais suscetíveis a apresentarem frequentemente problemas respiratórios e baixa imunidade. Assim, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um grupo virtual para pessoas com SD. Foram realizados grupos on-line, a partir da perspectiva de grupos operativos de Pichon- Riviére. Os encontros virtuais acontecem duas vezes por semana, com duração em média de uma hora cada encontro, em que foram abordadas temáticas como: solidariedade, amizade, perdas e lutos, passeio realizados, conhecimento de culturas diferentes, memórias de experiência anteriores à pandemia, etc. Ademais, o grupo serviu como uma forma de minimizar as consequências negativas que a quebra de rotina pode ocasionar no contexto da pessoa com SD, visto que, os participantes estavam acostumados a estarem juntos em um espaço físico.  As interações grupais foram importantes formas de interação, socialização e troca de vivências significativas sobre aspectos da vida dos participantes. Além disso, percebe-se que o grupo consiste em uma estratégia de enfrentamento do isolamento, permitindo aos participantes um espaço de cuidado e de promoção de saúde mental. Assim, o êxito dos grupos virtuais para pessoas com deficiência intelectual, durante a pandemia, sinaliza a importância de replicar a experiência em outros espaços de convivência de adolescentes e adultos, minimizando a repercussão do distanciamento social diante da pandemia da Covid-19.


Texto completo:

PDF

Referências


BARBOUR, R. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BELASCO, A. G. S., FONSECA, C. D. Coronavírus 2020. Rev Bras Enferm, v.73, n.2, p. e2020, 2020. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2020730201

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Brasília, 2013. 1. ed., v. 1. Disponível em:< http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_pessoa_sindrome_down.pdf>. Acesso em: 05 nov 2020

CUI, J., LI, F., SHI, Z. L. Origin and evolution of pathogenic coronaviruses. Nat Rev Microbiol, v.17, p. 181-92, 2019. doi: 10.1038/s41579-018-0118-9

DYNIEWICZ, A. M. Metodologia da pesquisa em saúde para iniciantes. 2.ed. São Paulo: Difusão Editora, 2009.

GARVÍA, B.; MIQUEL, M. J. La vida sexual y afectiva de las personas com síndrome de Down. Feracion, 2009.

LIN, J., WU, C., LIN, P., LIN, L.; CHU, C. Early onset ageing and service preparation in people with intellectual disabilities: institutional managers’ perspective. Research in Developmental Disabilities, v. 32, n.188, p. 193, 2011.

MARTÍNEZ, J. M. B. Cuidados de salud en el adulto con síndrome de Down. Revista Española de Clínica e Investigación, v. 68, n.6, November-December, 2012.

PICHON- RIVIÉRE . O processo Grupal.7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

TRISTÃO, R. M.; FEITOSA, M. A. G. Linguagem na síndrome de Down. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v.14, n. 2, p.127-137, 1998.

SOUSA, R. D.; FRANCO, V. A investigação sobre a transição para a vida adulta e envelhecimento na população intelectual. Revista de Psicologia, v.3, n.1, p.281-289, 2012.

VALENZUELA, M. P.; AYALA, J. L. M. Conocimientos, actitudes y prácticas de familias de adolescentes con discapacidad cognitiva en sexualidad y afectividad., Revista Diversitas- Perspectivas em Psicología., Universidad Internacional Iberoamericana, México, v. 13, n. 2, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces