INTERVENÇÃO EM CRISE E CRESCIMENTO PÓS-TRAUMÁTICO

Melissa Carla Streck Bundt, Laura Morais Machado

Resumo


Crise pode ser entendida como um desequilíbrio emocional, em que uma pessoa se vê incapaz de enfrentar as situações, com os recursos de enfrentamento que habitualmente costuma usar em momentos que a afetam emocionalmente. Quando este equilíbrio é rompido, está instaurada a crise, o estado de crise é limitado no tempo, e geralmente acontece em função de um evento desencadeador, sua resolução final depende de fatores como a gravidade do evento e recursos pessoais e sociais da pessoa afetada. As crises podem ser classificadas como evolutivas ou circunstanciais, a primeira se refere as crises dentro do ciclo vital e circunstanciais a outras questões do momento. Vivenciar crise faz parte da existência humana e nem sempre é sinônimo de algo negativo, pois também podem ser enfrentadas de forma adaptativa. O crescimento pós-traumático evidencia mudanças necessárias e assim o desenvolvimento pessoal, quando o ser humano se recupera, tornando-se resiliente. O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa sobre a intervenção em crise através da Terapia Cognitivo Comportamental, bem como, discorrer sobre o crescimento pós-traumático que acontece após o enfrentamento adaptativo de tais situações. Esta pesquisa foi realizada através de uma revisão bibliográfica acerca desta temática, por meio de periódicos, artigos científicos e livros. Os resultados evidenciam o quanto a intervenção psicológica em momentos de crise irá oferecer as estratégias necessárias de enfretamento e adaptação a realidade apresentada, suscitando o crescimento pós traumático. Portanto, o suporte psicológico em períodos de crise torna-se essencial para a saúde mental dos indivíduos. Diante de crises, traumas e dificuldades, vivenciar e enfrentar os fatos permitirá viver a autoaceitação, a autocompaixão e a validação. Desta forma, a intervenção em crise pode ser considerada como um suporte psicológico que ajudará o indivíduo a utilizar estratégias necessárias as transformações e ao crescimento pós-traumático.


Texto completo:

PDF

Referências


CABALLO, V. E. Manual para o tratamento cognitivo comportamental de transtornos psicológicos da atualidade: intervenção em crise, transtornos da personalidade e do relacionamento e psicologia da saúde. São Paulo: Editora Santos, 2012.

DUBUGRAS SÁ, S. et. al. Intervenção em crise. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 2008, Volume 4, Número 1.

KNAPP, P. Terapia Cognitivo-Comportamental na Prática Psiquiátrica. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MORENO, R. P., et al. Intervención Psicológica en Situaciones de crisis y emergencias. Madrid: Dykinson, 2003.

RANGÉ, Bernard, (colaboradores). Psicoterapias cognitivo-comportamentais: Um diálogo com a psiquiatria. 2ª ed. Porto Alegre, RS: Artmed Editora, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces