ATUAÇÃO COM ALUNOS AUTISTAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Thiély Cunha Morais

Resumo


A partir da demanda surgida do atendimento de alunos autistas pertencentes à Associação de amigos dos autistas de Cachoeira do Sul, os acadêmicos do Curso de Educação Física, orientados e supervisionados por professores iniciaram atividades objetivando alcançar a socialização dos participantes na interação grupal, bem como propor, sentir e observar a melhoria dos movimentos e também formarem-se professores capazes de atuar com competência na inclusão de alunos autistas. O estudo e a atuação tem o embasamento das abordagens da psicomotricidade e da psicomotricidade relacional e deu-se também a partir das formações em Atividade Motora Adaptada, Recreação, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e Fundamentos da Ginástica. Ocorreu como formação, uma sessão e uma viagem de estudos para assistir e participar da avaliação dos atendimentos prestados a autistas no projeto existente na ULBRA Canoas. Os resultados de vivências obtidas representam experiências, as quais permitem a utilização no atendimento aos deficientes em outros locais de estágio; a oportunidade de conhecer e atuar com diferentes graus de autismo; a motivação para a busca de referencial teórico sobre o tema; a oportunidade de obter informações e respostas com as famílias, acerca das histórias de vida, das necessidades e dos resultados apresentados pelos autistas fora do ambiente do projeto e nos atendimentos por outros profissionais. Conclui-se que a participação no projeto tem possibilitado um melhor entendimento sobre esta patologia e a aquisição de segurança para atuar futuramente.


Palavras-chave


Psicomotricidade, Atendimentos, Inclusão

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