CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA A ALUNOS AUTISTAS

Angelo Netto Moraes

Resumo


A atuação educacional destinada às pessoas com a Síndrome de Autismo deve ser um dos compromissos do profissional de Educação Física. No presente projeto objetiva-se alcançar a sociabilização dos participantes na interação grupal, bem como sentir, propor, mediar e observar a melhoria de desempenho dos movimentos realizados. A partir da demanda surgida de atendimento aos autistas, os responsáveis pelos alunos, assinaram um termo de livre consentimento esclarecido e responderam um questionário PAR-Q, proposto pelo American College of Sports Medicine, tendo por objetivo a detecção de risco cardiovascular. Deram-se início as atividades, tendo como referencial as abordagens da psicomotricidade e da psicomotricidade relacional e sob a orientação de cinco acadêmicos e de dois professores, os quais revezam-se no acompanhamento aos discentes. O circuito de atividades é montado antes da chegada dos alunos, envolvendo o equilíbrio, a coordenação motora, a motricidade fina e ampla, a lateralidade, esquema corporal e percepção espacial. Alterna-se a quadra ou mesmo os locais dos exercícios nas quadras, para a mudança de rotinas. As atividades são propostas em geral pelos professores, mas os acadêmicos a partir das atividades vivenciadas nas disciplinas cursadas, possuem liberdade de contribuírem no planejamento, desde que estejam de acordo com os objetivos do projeto. Após os atendimentos, o professor e os acadêmicos preenchem uma pauta de registros das atividades realizadas individualmente pelos participantes, considerando a trajetória lúdica, suas expressões, relações inter e intrapessoais e movimentos realizados. O desempenho tem sido muito satisfatório e os responsáveis relatam mudanças significativas de convivência social, na capacidade de comunicação, na disposição e no cumprimento de tarefas motoras. Percebe-se também a evolução na capacidade criativa.


Palavras-chave


Psicomotricidade, Sociabilização, Coordenação

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA