A FORMAÇÃO PARA ATUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Brenda de Pinho Bastos

Resumo


As atuais diretrizes curriculares para formação de professores apontam a necessidade da formação na área da gestão. Historicamente os professores de educação física têm atuado na gestão escolar como diretores ou vice-diretores e ainda na organização de eventos esportivos. Os cargos de gestão exigem competências distintas, desse modo diferem das atividades pedagógicas. O objetivo foi analisar o modo como é abordada a temática da gestão na formação profissional nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física das instituições públicas de ensino do estado do Rio Grande do Sul. Para tanto foi realizada uma análise documental dos projetos pedagógicos de cinco instituições, cujas categorias de análise foram: presença no currículo, localização no semestre, nomenclatura da disciplina e carga horária. Todos os cursos apresentaram disciplinas que abordam do tema da gestão com diferentes denominações, em apenas duas das instituições foi descrita a gestão como área de intervenção profissional, em quatro dos currículos as disciplinas constaram como obrigatórias, em dois cursos as disciplinas situam-se no quarto semestre, uma no quinto e outra no sexto semestre, não foi apresentado uma variação significativa entre as diferentes instituições em relação à carga horaria, pode-se ver que o percentual varia de 1,15% a 2,09%. Embora todos os currículos tratem do tema, não ficou evidenciado na maioria dos projetos pedagógicos, de forma explícita, a necessidade de desenvolver um perfil profissional que dê conta de atuar neste espaço.

Palavras-chave


administração; currículo; licenciatura

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