A INTERFERÊNCIA DOS FATORES PSICOLÓGICOS EM EQUIPES DE FUTSAL ATUANTES EM COMPETIÇÕES DE ALTO RENDIMENTO

dalvan da silva gottardo, Jose Luis De Freitas

Resumo


Ao considerar o cenário esportivo interferente nos resultados dos jogos e competições de equipes do alto rendimento, as quais vivenciam uma realidade financeira e estrutural distinta, objetivou-se verificar como os atletas enfrentam os momentos pré-competitivos e controlam seu emocional, com a frequência de lesões e falta de estabilidade financeira ao longo da carreira.  Trata-se de um estudo descritivo, onde  utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, sendo entrevistados 50 atletas de 5 equipes de futsal em nível estadual e nacional. Para 84% dos atletas,  embora tenham temor por demissões após o jogo, absorvem essa situação com naturalidade;16% ficam tensos e não controlam suas ações; 64% concentram-se pré-jogo, visualizando em sua mente os possíveis acontecimentos da partida,  18% relembram feitos de grandes campeões como ferramenta motivacional; 45% dizem não se afetar com a pressão de patrocinadores e 32% ignoram os mesmos; 72% ao se lesionar gravemente acreditam na recuperação e 10% se decepcionam momentaneamente; 48% consideram as equipes com atraso salarial com pouca possibilidade de atingir objetivos; 34% apontam que a diferença dos clubes bem estruturados para os clubes menores como fator determinante nos resultados finais.  Conclui-se que os atletas controlam as pressões nos momentos pré-jogo e compreendem o ciclo de lesões acreditando na recuperação, assim como atribuem os atrasos salariais como fator determinante negativo e interferente nos resultados finais.


Palavras-chave


Esporte, alto nível, resultados

Referências


ANTONELLI, F; SALVINI,A. Psicologia del Deporto. Valladolid: Minon,1982.

BECKER JUNIOR, B e SAMULSKI,D. Manual de Preparação Psicológica para o Esporte. Porto Alegre: Edelbra, 2002.

BRITO, A.P Psicologia desportiva. Lisboa: Cultura e Desporto, 1976.

CRUZ, J. Psicologia de deporte: história y propuesta de desarrollo. Madrid; Biblioteca Nueva,1997.

CERSÓSIMO, R. Psicoterapia dos esportes; alto rendimento saudável do atleta competitivo. Revista. Âmbito Medicina Desportiva. São Paulo, n.6, p.7-18,1996.

CARVALHO,P.V O papel do psicólogo na natação. Arquivos brasileiros de psicologia. Rio de Janeiro: v.38,n.4, p.94-98,1986.

GONZALES, J.L. El entretenimento psicológico em los deportes. Madrid; Biblioteca Nueva, 1996.

HARDY, L., JONES, G., & GOULD, D. Understanding Psychological Preparation for Sport: Theory and Pratice of Elite Performers. Wiley, Chichester, 1996.

MURPHY,S.M. The on-site provision os sport psychology services at the 1987 U.S Olympic Festival. The Sport Psychologist,2, 337-351,1998.

NAATANEM,R. Attention and brain function. Hillsdale, NJ:Lawrence Erlbaum Assoc.Plul., 1992.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA