EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E ESPORTE: PREFERÊNCIA DE MODALIDADES ESPORTIVAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Maicon Lima de Oliveira, Silmar Zanon

Resumo


O esporte no contexto escolar tem como prioridade a transmissão de valores, atitudes e habilidades e auxilia também na formação do caráter e na descoberta das possibilidades de movimento. Portanto é preciso ter o maior proveito possível do esporte durante as aulas de Educação Física e trazer todos os benefícios que este pode representar para a formação do aluno.  Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo verificar as modalidades esportivas que os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental gostariam de praticar durante as aulas de Educação Física. Esta pesquisa caracterizar-se-á como exploratória e descritiva com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados será utilizado um questionário, com questões fechadas e abertas, que será aplicado aos alunos de ambos os sexos, matriculados regularmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pacicco de Freitas em Cachoeira do Sul - RS. Foi encaminhado aos pais ou responsáveis o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), para informar sobre o estudo e autorizar os alunos a participarem da pesquisa. No mês de agosto se iniciará a aplicação do questionário para coleta de dados. Nos meses de setembro e outubro será feita a tabulação, análise e a discussão dos dados coletados. No mês de novembro será elaborado o artigo com base nos resultados da investigação, sendo que o mesmo deverá ser entregue em dezembro.

 

Palavras-chave: Cultura esportiva; Práticas corporais; Docência.


Palavras-chave


Cultura esportiva; Práticas corporais; Docência.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA