EFEITOS DAS AULAS DE DANÇA NO DESENVOLVIMENTO DA AGILIDADE E COORDENAÇÃO MOTORA DE ALUNAS DE ZUMBA.

Paula Simão

Resumo


Na adolescência, o ritmo de maturação biológica, em conjunto com as experiências anteriores, resulta numa grande variabilidade no desempenho motor. Essas alterações ocorrem devido ao amadurecimento dos diferentes sistemas, desde os primeiros anos de vida até a idade adulta. Posteriormente, os mesmos sistemas começam a ter uma perda na eficiência das funções, que tem uma queda mais acentuada na terceira idade. Com o passar dos anos, o processo de manutenção de coordenação motora e agilidade tornam-se menos eficiente. Com a possível existência de dificuldade de adultos ativarem a coordenação juntos com o ritmo e agilidade em aula de dança, este artigo teve como enfoque os benefícios que a dança pode trazer a cada individuo. O objetivo foi verificar se as aulas de dança interferem na agilidade e coordenação motora das participantes; bem como as possíveis diferenças entre os níveis de coordenação motora de um grupo de alunas de dança durante dois meses. As participantes foram submetidas a um teste de agilidade Shuttle Run e a um teste de motricidade o Burppe.  Estes testes foram feitos no inicio do estudo e repetidos após dois meses. Como resultado percebeu-se que em um grupo de dez indivíduos avaliados, três apresenta uma melhora de muito bom para excelente; dois indivíduos ficam dentro da média avaliada, um individuo. E outros quatro indivíduos ficaram fracos. Verificou-se que as melhoras nos testes Shuttle Run e Teste de Burppe foram estatisticamente significativos (p=0,001) e (p= 0,01). Conclui-se que as aulas de Zumba contribuíram para o desenvolvimento da coordenação motora e da agilidade, consequentemente refletindo na saúde, pode ser recomendado para todas as idades independentes do sexo.

 

 

Palavra chave:, desempenho motor, Shuttle Run, Burppe.

 


Palavras-chave


Dança, Shuttle Run, Burppe.

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