O ABANDONO DO VÔLEI PELOS JOVENS EM NÍVEL DE COMPETIÇÃO ESCOLAR

Rafael Lock Araujo, José Luis De freitas

Resumo


O presente estudo tende a discutir as dificuldades para a difusão de modalidades diversificadas de esporte aos jovens nas aulas de Educação Física. Objetivou-se verificar o nível de desinteresse dos alunos pela prática do vôlei, o que possivelmente ocorreria com o desenvolvimento de qualquer outro esporte. Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, com a utilização de um questionário com perguntas abertas aplicadas a 35 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Vicente da Fontoura de Cachoeira do Sul, RS. Obteve-se que os alunos não praticam outro esporte além do futsal, onde 100% dos alunos praticam apenas o futsal na educação física. No entanto, 100% dos alunos ressaltaram ter as condições necessárias para o aprendizado do esporte voleibol, embora apenas uma pequena parte dos alunos avaliados pratique o futsal em nível de competição. Unanimemente os alunos responderam o futsal, como sendo o esporte mais procurado para competirem e treinarem. Conclui-se que não é apenas o material e as instalações físicas os únicos agentes a dificultarem a prática de vôlei na escola. Contribuem para o desinteresse dos alunos pela modalidade, a ausência de metodologias qualificadas deste esporte. Percebe-se a ausência do interesse por parte dos profissionais de Educação Física para resultarem em maior interesse desses jovens a praticarem esta modalidade, em nível de competição escolar.

Palavras-chave


profissional, desinteresse, alunos.

Referências


BARBANTI, Valdir J. Formação de esportistas. Barueri, SP: Manole, 2005.

BORSARI, J. R., SILVA, J. B. Volibol: Fundamentos- Aulas- Circuitos. São Paulo: São Paulo Editora S.A., 1972.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Atlas S.A,2010

PAES, R. R. Educação Física escolar: o esporte como conteúdo pedagógico do ensino fundamental. 1996. 198f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1996.

PICCOLO, V. L. N. Pedagogia dos esportes. Campinas, SP: Papirus, 1999. – (Coleção Corpo & Motricidade)

TANI, G. Educação Física Escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

TEODORESCU, L. Problemas de Teoria e Metodologia nos Jogos Desportivos. Lisboa: Livros Horizonte, 1984.

WEINECK, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA