COMPREENSÃO DOS PAIS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Giovane Ferreira dos Santos, José Luís de Freitas

Resumo


Ao considerar a importância da participação dos pais para a eficácia do alcance dos propósitos das aulas de Educação Física, surgiu o presente estudo, o qual, tratou de investigar como os pais e mães conceituam a educação física escolar proporcionada aos seus filhos e filhas. O trabalho deu-se na EMEF Alarico Ribeiro. Sendo os participantes responsáveis por alunos dos últimos anos do ensino fundamental (7º, 8º e 9° anos). A coleta deu-se através de um questionário entregue, após apresentação de carta da universidade à direção do estabelecimento e mediante a autorização da mesma. Obteve-se como resultado, a valorização da disciplina Educação Física, como importante para a saúde e vida social dos seus filhos. Expressaram o quanto incentivam para a participação e frequência dos filhos e filhas nas aulas e também relatam o incentivo na obtenção de roupas apropriadas para as atividades da cultura corporal de movimentos e/ou exercícios propostos pelo professor. Porém as dificuldades detectadas expressam a falta de conhecimento do plano de ensino da escola. Os pais não estão preocupados em analisar as propostas de ensino que a escola oferece. Conclui-se que há incentivo da família para a prática do filho nas aulas de Educação Física, no entanto percebe-se a ausência de participação dos responsáveis, no sentido de tomar conhecimento acerca do comportamento do filho, o porquê das resistências dos filhos em participarem de determinadas atividades propostas pelo professor e também acompanhar o cumprimento do planejamento proposto pela escola.

 

Palavras chave: Família, plano, participação.


Palavras-chave


Família, plano, participação

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