BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA

Marcelo Batista dos Santos

Resumo


A busca pela qualidade de vida vem sendo associada a uma vida não sedentária como ferramenta para promoção e/ou manutenção da saúde. O objetivo do estudo foi verificar os benefícios das aulas de Educação Física, com turmas de educação infantil na Escola Pão dos Pobres Santo Antônio. As aulas foram realizadas com crianças de 02 a 06 anos de idade, Maternal e Pré A e B, duas vezes por semana. A metodologia utilizada foi através de atividades recreativas, onde buscou-se auxiliar essas crianças a desenvolverem suas capacidades motoras, cognitivas e sociais. As aulas também tinham o foco de desenvolver a habilidade de socialização, afetividade e cooperação. Percebeu-se durante as aulas que algumas crianças apresentavam atraso no desenvolvimento motor e físico, contudo, por meio das aulas de Educação Física suas potencialidades puderam ser desenvolvidas. Diversos autores afirmam sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, desta forma, o professor deve trabalhar com os alunos atividades onde as crianças aprendam de forma lúdica, onde se estimule a aprendizagem e o desenvolvimento de uma forma integral e ampla. Após um semestre de aulas de Educação Física na Educação Infantil, pode-se inferir que a falta de exercícios físicos durante a infância vem acarretando atrasos no desenvolvimento motor, visto as dificuldades verificadas para realizar os movimentos fundamentais como: correr, pular, saltar, rolar, entre outros. Com base nos resultados, confirma-se a importância que a Educação Física possui para o desenvolvimento humano. Devendo ser mais valorizada, pois, contribui para aumentar a qualidade de vida dos alunos.

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