CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE INCLUIR
Resumo
A Inclusão é um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. É uma abordagem humanística, democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades tendo como objetivos o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. O objetivo do estudo foi observar e refletir a respeito da Inclusão Escolar em turmas de educação infantil, através das experiências obtidas durante o período de estágio na Escola Pão dos Pobres Santo Antônio. A metodologia consistiu no uso de atividades recreativas adaptadas com a finalidade de que todos os alunos, com ou sem necessidades especiais, pudessem realizá-las de forma a obter resultados semelhantes, a fim de evitar que os alunos se sentissem exclusos ou decepcionados caso não conseguissem executar o que fosse proposto. As aulas eram pensadas a fim de auxiliar no desenvolvimento motor e cognitivo, mas também de estimular a habilidade de socialização e cooperação entre os alunos, de maneira que todos estivessem sensíveis a ajudar um ao outro, independente da necessidade que o colega expressasse. Com base nisso, de fato, observou-se a disposição dos alunos a alcançarem esse objetivo e, juntos, desfrutarem da realização por conseguirem participar de cada atividade proposta. A partir disso, refletiu-se sobre a importância da Inclusão nas escolas e dentro de cada disciplina, onde a Educação Física sendo uma das que, em sua maioria, propõe atividades práticas, é necessário que o professor (a) sempre busque melhorar seu desempenho e criatividade para que, de fato, haja Inclusão.
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