A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

William Oliveira dos Santos

Resumo


O presente relato tem como objetivo, descrever as atividades realizadas durante o estágio curricular IV do curso de Educação Física. O estágio foi realizado com duas turmas do 2° ano do ensino médio, na EEEB Dom Pedro I, no município de Quevedos, RS, no período de agosto a novembro de 2015. As atividades foram realizadas durante quatro dias semanais, com duração de cinquenta minutos cada, com alunos na faixa etária entre 15 a 16 anos. Após o reconhecimento da escola e da turma, chegou o momento do planejamento, visando desenvolver e executar técnicas que buscassem unir a teoria á prática. No decorrer das aulas foram trabalhados os seguintes conteúdos: Futebol de Salão e Vôlei; Capacidades Físicas; Ginástica Localizada, Expressão Corporal e por fim, Educação Postural. Foi utilizado como materiais para auxiliar no desenvolvimento das aulas e buscar alcançar o objetivo de cada aula, cones, bolas, cordas e rede de vôlei. As atividades foram realizadas e planejadas com motivação por parte do professor estagiário observando os limites e os níveis de desenvolvimento dos alunos, promovendo a socialização, participação e o trabalho em grupo, tendo como foco o despertar da importância da atividade física para uma vida com melhor qualidade. Percebe-se que no ensino médio, os alunos têm uma grande facilidade na socialização entre eles, muitos apresentaram grande facilidade na realização das técnicas apresentadas assim como, um avanço no desenvolvimento físico, motor, cognitivo e afetivo mostrando que a educação física no ensino médio pode trazer resultados não só nas aulas de educação física, mas também nas outras disciplinas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA