INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA – UNINDO E DESENVOLVENDO JUNTO AS DEFICIÊNCIAS

Ander Niumar Plautz

Resumo


O objetivo do trabalho foi relatar as atividades de Educação Física realizada com três alunos, diagnosticados com Síndrome de Down, Autismo e Deficiência Física.  A pesquisa foi fruto de observação direta do trabalho de uma professora na EMEF do Município de São Pedro do Sul –RS, com alunos na faixa etária de 11 a 14 anos. Como Instrumento de coleta utilizou-se um roteiro de observação, onde o foco foi o processo de inclusão na turma, juntamente com as dificuldades na realização das atividades e posterior reorganização das mesmas, de modo que os alunos desenvolvessem suas potencialidades. Analisando os resultados podemos observar que: Muitas são as dificuldades dos profissionais envolvidos para trabalhar com a Inclusão, ocasionados muitas vezes pela falta de conhecimento das deficiências e qualificação profissional para atender os alunos no processo de inclusão. Esses apresentam dificuldades em fazer as atividades propostas nas aulas e há necessidade de ter aulas redirecionadas a fim de estimular o seu desenvolvimento. Durante as aulas foi verificado pela professora a dedicação que os alunos da turma têm com o aluno especial e a forma como eles auxiliam nas atividades propostas. Outro fator importante é o acompanhamento do educador especial e bem como o comprometimento e acompanhamento da Direção da Escola na qual busca recursos matérias e humanos junto ao Município para propor um melhor atendimento desses alunos, bem como a busca pelo professor em uma qualificação profissional para complementar o seu trabalho em relação aos alunos com deficiência, solidificando assim o processo de inclusão.


Palavras-chave


Inclusão Educacional; Educação Física Escolar; Qualificação Profissional

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