O Desenvolvimento da Educação Física na Educação Infantil

Guilherme Konrath Gusmão

Resumo


O presente relato tem como objetivo, descrever as atividades realizadas na experiência do estágio curricular em Educação Física com a turma de educação infantil Pré Escola, realizado na EMEF Francisco Simões Pires em São Sepé- RS, no período de março de 2016 a maio de 2016, as atividades foram realizadas duas vezes por semana nas terças e quintas com duração de cinquenta minutos, com a turma da pré-escola nível A e B, turno da tarde, com crianças entre 4 a 5 anos de idade. Após o reconhecimento da escola e da turma, chega o momento do planejamento. No decorrer das aulas foram trabalhados os seguintes conteúdos: atividades lúdicas e recreativas, movimentos naturais, correr, saltar, rolar, lateralidade, arremesso, comando de voz, coordenação motora fina (pintar, desenhar, manusear pequenos objetos) e grossa (chutar, subir e descer escada) e circuitos. Foi utilizado como materiais para auxiliar no desenvolvimento das aulas e buscar alcançar o objetivo de cada aula, cones, bolas, bambolês, jornais. As atividades foram realizadas com motivação por parte do professor estagiário e realizada observando os limites e os níveis de desenvolvimento dos alunos, promovendo a socialização e o trabalho em grupo, tendo como foco o despertar da importância da atividade física para uma vida com melhor qualidade, desde a infância. Percebe-se que após um semestre de aula ocorreu melhora na socialização entre eles, muitos alunos apresentaram grande desenvolvimento motor e físico; tiveram menor dificuldade em realizar as atividades.

 


Palavras-chave


Educação Física

Referências


GUSMÃO, Guilherme Konrath; VELEDA, Roger De Rosso; FERREIRA, Maria José Penteado; PAIM, Maria Cristina Chimelo


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Jornada Nacional de Atividades Físicas - JONAF

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informação da ULBRA