A EXPERIÊNCIA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

Ana Cláudia Strapasson

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi conhecer experiências e visões de professores, que trabalham no contexto da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na disciplina de Educação Física. A pesquisa de caráter qualitativo foi realizada a partir da aplicação de questionário constituído de 25 questões. Um aspecto que é relatado sem particularidades, é em relação a experiências com os alunos com necessidades educativas especiais, aqui os professores abordam a dificuldade inicial devido ao pouco preparo e formação adequada para tal. A questão de ter uma criança incluída significa que é preciso dispor de meios, recursos e muitas vezes, auxílio que nem sempre existem para dar o atendimento adequado, além de muitas vezes trabalharem com os outros alunos a questão do respeito e aceitação desses na classe, o que nem sempre é tarefa fácil. Além disso, normalmente os alunos incluídos estão em níveis de aprendizagem diferente do restante da turma, isso se torna complexo, pois é preciso respeitar a limitação e a individualidade do aluno com necessidade especial. Os professores abordam que em algumas das necessidades, os alunos possuem certa dificuldade em relação desenvoltura e controle da coordenação motora ampla e fina, lateralidade, rolamento, tem menor domínio corporal, dificuldade de se localizar, lateralidade, corrida, mas realizam as atividades propostas mesmo com essas limitações. Através dos resultados percebe-se que há dificuldades no processo de inclusão, porém os educadores procuram proporcionar atividades variadas, e tentam sempre auxiliar, para que o aluno consiga participar da atividade, e vá evoluindo no seu tempo de aprendizagem.


Palavras-chave


Educação Física, Inclusão, Experiência.

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