CULTURAS CORPORAIS DE MOVIMENTOS DA FORMAÇÃO BÁSICA DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA CACHOEIRA DO SUL /RS

PRISCILA PEDROSO FELIX DE OLIVEIRA, José Luis de Freitas

Resumo


RESUMO

A educação física na escola deve promover uma aprendizagem significativa para os alunos, sobre a importância da sua prática e o que esta contribui para a vida do indivíduo. É preciso que os alunos compreendam a sua importância, para que possam formar-se cidadãos autônomos, participativos e críticos. O presente estudo visou verificar como ocorreram as culturas corporais de movimentos da formação básica dos acadêmicos de Educação Física ULBRA Cachoeira do Sul. Para desenvolver o trabalho, aplicou-se um questionário com questões abertas e fechadas aos acadêmicos, esta abordagem envolveu perguntas relacionadas com as suas vivências em aulas, questionando-os como foram as aulas de Educação Física na sua formação básica. O estudo aponta a maioria dos entrevistados concluintes da educação básica na rede pública. Percebe-se tanto nas escolas da rede pública como nas da rede privada, um índice relativamente baixo da vivência dos esportes, onde os mesmos enfatizam que contribuíram para conhecerem o desempenho do próprio corpo, despertando o gosto da prática desportiva, assim influenciando na escolha do curso de graduação em curso. No entanto, chama atenção, a ausência do desenvolvimento de conceituações na educação básica, inviabilizando a práxis do movimento. Portanto, o educador deve conceituar suas práticas, objetivando significá-las e principalmente para que não fiquem lacunas de saberes, preservando-se o verdadeiro valor da Educação Física no ambiente escolar.

Palavras Chave:  Educação Básica; Turmas Mistas; Educação Física


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