DESCOBRINDO O LÚDICO ATRAVÉS DA MAGIA NAS HISTÓRIAS INFANTIS.

Suelen Lebkuchen Pereira, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Ensino - Graduação – Este trabalho tem o objetivo de relatar as vivências e experiências obtidas por intermédio do Estágio de Educação Infantil, que está sendo realizado na Escola de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, situada no bairro Promorar. O Projeto de Intervenção Pedagógica aborda a temática “Descobrindo o lúdico através da magia nas histórias infantis”, tendo como justificativa a compreensão de que as representações mentais são extremamente relevantes para as aprendizagens das crianças, deste modo tanto o brincar, quanto a apreciação de histórias infantis oportunizarão estímulos grandiosos, pois representam situações vivenciadas no cotidiano, bem como transportam a mente dos pequenos a lugares e situações inimagináveis. Portanto, integrar estes dois temas proporcionará estímulos importantes para as aprendizagens dos infantes, já que poderão contribuir para o crescimento intelectual e cognitivo dos mesmos. Estão sendo realizadas atividades como contação de histórias com fantoches, histórias de varal, com quadro de pregas entre outras, desenvolvendo o interesse pela literatura infantil nos pequenos. Também serão executados jogos e brincadeiras lúdicas, com o objetivo de oportunizar momentos prazerosos de aprendizagem. Assim, o projeto tem por finalidade envolver as crianças por intermédio da magia das histórias a brincar e também representar situações diárias e diferentes a que estão acostumadas. Os resultados parciais apontam para o despertar da curiosidade e interesse das crianças pelas histórias e brincadeiras lúdicas.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA