ANÁLISE DOS RESULTADOS ECONÔMICOS DA SAFRA 2015/2016 DAS CULTURAS DE ARROZ, SOJA E AZEVÉM EM UMA PROPRIEDADE RURAL DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Sabrina Garcia de Castro, Cláudia de Freitas Michelin

Resumo


INTRODUÇÃO: Atualmente, a análise dos resultados econômicos por culturas é pouco utilizada pelos produtores em seu negócio, para isso é necessário adotar métodos que auxiliem na identificação dos custos. Esta pesquisa torna-se fundamental no intuito de mostrar que os produtores ao utilizarem uma análise dos custos de produção, com auxílio da contabilidade gerencial, podem obter um resultado mais preciso e condizente com a realidade da propriedade. OBJETIVO: Descrever e analisar os resultados econômicos das culturas de arroz, soja e azevém na propriedade rural “A” de Cachoeira do Sul/RS a partir da análise dos custos envolvidos. MÉTODO: Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa, elaborada através de um estudo de caso. RESULTADOS: Tornou-se possível mostrar o resultado econômico de cada cultura ao produtor, que na safra estudada apresentou resultados positivos em virtude de fatores externos. Quanto à análise dos custos foi possível visualizar em cada cultura os gastos maiores e mostrar ao produtor a importância de elaborar este controle gerencial para a tomada de decisão. Logo, quando não se utiliza uma ferramenta que possa analisar cada cultura separadamente, uma cultura pode estar suprindo o prejuízo de outra sem a percepção do produtor em um resultado geral. CONCLUSÕES: O tema proposto possibilitou a aplicação de conhecimentos adquiridos com a pesquisa bibliográfica de forma prática e aplicada. Assim, recomendam-se estudos mais aprofundados em novas pesquisas acadêmicas sobre a análise de custos em produções agropecuárias, por sua relevância ao trazer dados precisos e auxiliar na tomada de decisão.


Palavras-chave


Culturas temporárias; custos de produção; contabilidade gerencial.

Referências


CHING, Hong Yuh. Contabilidade Gerencial: Novas Práticas Contábeis para a Gestão de Negócios. São Paulo: Pearson Education do Brasil Ltda, 3ª Reimpressão, 2013.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade Rural: uma abordagem decisorial. 8ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

______. Curso Básico de Contabilidade de Custos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FONTOURA, Fernando Batista Bandeira da. Gestão de Custos: Uma Visão Integradora e Prática dos Métodos de Custeio. São Paulo: Atlas, 2013.

FRANCISCO, Dione Carina; BADEJO, Marcelo Silveiro; MIRANDA, Silvia Helena Galvão de; XIMENES, Valquíria Prezotto. Agronegócios. Canoas: ULBRA, 2012.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMPERATORE, Simone Loureiro Brum. Contabilidade Gerencial. Canoas: ULBRA, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade Rural: Contabilidade Agrícola; Contabilidade da Pecuária; Imposto de Renda – Pessoa Jurídica. 13ª Ed. São Paulo: Atlas 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um Enfoque Em Sistema De Informação Contábil. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

PEREZ JR., José Hernandez; BEGALLI, Glaucos Antonio. Elaboração e análise das demonstrações contábeis. 4ª Ed. São Paulo: Atlas S/A, 2009.

PEREZ JR., José Hernandez; OLIVEIRA, Luís Martins; COSTA, Rogério Guedes. Gestão Estratégica de Custos: Textos, Casos Práticos e Testes com as Respostas. 8ª Ed. São Paulo: Atlas S/A, 2012.

SANTOS, Gilberto José dos.; MARION, José Carlos., SEGATTI, Sonia. Administração de Custos na Agropecuária. 4ª Edição. São Paulo: Ed. Atlas S/A, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA