A Inteligência Emocional na atuação do líder: Uma pesquisa de campo em instituições financeiras de Cachoeira do Sul/RS

Tuane Sant' Ana da Silva, Cláudia de Freitas Michelin

Resumo


INTRODUÇÃO: A inteligência emocional aborda o modo como os indivíduos se relacionam entre si, dentro de um determinado grupo.  No que se refere ao comportamento organizacional, o papel do líder de uma empresa é incentivar seus colaboradores a trabalharem com o objetivo de atingir as metas propostas e só poderá fazer isso se souber identificar o que motiva seus subordinados. OBJETIVO: Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral descrever as habilidades da inteligência emocional que os líderes das instituições financeiras de Cachoeira do Sul/RS possuem e identificar os aspectos relevantes para alcançar a motivação da equipe e o sucesso organizacional. METODOLOGIA: A metodologia adotada consistiu em uma abordagem quantitativa, com cunho exploratório e descritivo, através do método de pesquisa de campo, onde foram aplicados dois questionários fechados junto aos líderes das instituições financeiras de Cachoeira do Sul/RS, sendo estes dez respondentes. RESULTADOS: Como resultado de pesquisa, identificou-se que os tipos de comportamentos predominantes entre os gerentes gerais são os responsáveis, destemidos e competitivos. Também foram realizadas análises referentes as habilidades da inteligência emocional, resultando que os líderes possuem, em maior grau de concordância, as habilidades de automotivação, autoconsciência e empatia. As habilidades de lidar com relacionamentos e controle das emoções, encontram-se em desenvolvimento inferior, podendo ser trabalhadas. CONCLUSÃO: Por fim, recomenda-se que as instituições financeiras disponibilizem treinamentos e cursos, voltados para os temas de comportamento organizacional e inteligência emocional, com o intuito de tornar o ambiente harmonioso e produtivo, sendo crucial para o sucesso da organização.


Palavras-chave


Quociente emocional, comportamento organizacional, liderança.

Referências


GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

JOHANN, Sílvio. Comportamento organizacional: teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2013.

NARANJO, Claudio. Os nove tipos de personalidade: um estudo do caráter humano por meio do Eneagrama. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias; BARBOSA, Nilton Cesar; ALVES, Matianny Thyssen. Construção e validação fatorial de uma medida de inteligência emocional. Universidade Metodista de São Paulo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Federal de Uberlândia. V. 15, n. 2, p. 143-152, mai./ago. 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA