GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL X DE CACHOEIRA DO SUL/RS
Resumo
(Introdução) O processo se faz presente em todas as organizações, mas para este realmente agregar valor no âmbito empresarial tem que ser gerenciado. Conhecer o processo faz toda a diferença, para isso ao descrevê-lo se torna necessário identificar as entradas, os processamentos e as saídas dos processos. Assim, sendo que observar o desempenho do processo e aplicar melhorias contribuirá positivamente para a empresa. (Objetivo) Deste modo, a presente pesquisa teve como objetivo Identificar, descrever e estruturar os processos desenvolvidos no departamento fiscal, referentes à estruturação da declaração de ajuste anual do imposto de renda das pessoas físicas - IRPF, dos clientes rurais do Escritório Contábil X de Cachoeira do Sul/RS. (Método) Para atender ao objetivo deste trabalho optou-se pela a abordagem qualitativa, com cunho exploratório e descritivo, sendo aplicada uma entrevista semiestruturada para a gestora e a duas assistentes contábeis do Escritório Contábil X de Cachoeira do Sul/RS e realizou-se a pesquisa documental. (Resultados) Como resultado ficou evidenciado que o escritório não possui os seus processos descritos e estruturados, a contribuição dos clientes tem um papel fundamental para a realização dos processos executados no departamento fiscal. (Conclusões) Como conclusão, propõe-se deixar de forma visível os processos para contribuir a um melhor atendimento ao cliente e melhorias do desempenho dos serviços prestados.
Palavras-chave
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA