RECREIO ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CACHOEIRA DO SUL/RS

clisman machado correa, José Luís de Freitas

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente trabalho deu-se a partir da realização de atividades semipresenciais da disciplina Fundamentos da ginástica. OBJETIVO: verificar quais são as atividades preferidas pelas crianças nos recreios e como é o cenário destes momentos de lazer relacionado ao movimento humano e à educação. METODOLOGIA: Cada acadêmico definiu a escola de sua coleta, conforme a proximidade com a mesma. O estudo deu-se em nove escolas públicas, sendo cinco estaduais e quatro municipais. A seguir, houve a tabulação dos mesmos e análise dos resultados em sala de aula. RESULTADOS E DISCUSSÃO: 43% dos meninos praticam futebol ou futsal; 56% das meninas brincam de pegar ou pulam corda; 46% das práticas mistas são jogos de pega-pega. Referente ao cenário, todos os recreios são monitorados por professores ou colaboradores; em 77% das escolas o recreio é em clima de respeito; 86% possuem material disponível e 88,8% possuem espaço físico adequado para as práticas do movimento. o futebol e o futsal são populares para os meninos e o pega-pega atrativo para as práticas mistas. Sendo pular corda, preferida das meninas. CONCLUSÃO: As práticas do movimento humano, incentivadas e monitoradas com cenários favoráveis, contribuem para ganhos de acervo motor, sendo proponentes de saúde e de convívio respeitoso entre os envolvidos, contribuindo para a educação.

PALAVRAS CHAVE: Educação, Crianças, Movimento

1 Acadêmico da ULBRA Cachoeira do Sul

2 Prof. Orientador


Palavras-chave


educação crianças movimento

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA