AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DO MERCADO: UMA ANÁLISE SOBRE OS IMPACTOS DA DEMANDA NA CADEIA DE ABASTECIMENTO

Tuane Sant' Ana da Silva, Deyse Fortes Nunes, Matusalen Dias Silva, Ruanita Alves Brandão, Gilmar Luiz Colombelli

Resumo


INTRODUÇÃO: Com a globalização as organizações procuram se antecipar às necessidades, investindo no direcionamento do mercado e oferecendo produtos e serviços que agregam valor aos consumidores. Porém, é fundamental identificar os desafios que influenciam na decisão de compra, analisando as tendências, necessidades e desejos dos clientes. OBJETIVOS: Para tanto, os objetivos desta pesquisa referem-se ao estudo de comportamento do mercado, tendo como base o entendimento dos fatores que afetam o indivíduo e dos impactos gerados pela demanda na cadeia de abastecimento. METODOLOGIA: Como metodologia, fez-se o uso da pesquisa exploratória com o intuito de explanar e tornar o assunto familiar, bem como a pesquisa descritiva, exteriorizando suas características, alicerçado em livros. RESULTADOS: Como resultado das análises, identificou-se que existem alguns fatores que afetam o comportamento de compra das pessoas, podendo ser psicológicos, como a personalidade, motivação e atitudes. Comportamentais, ou seja, a forma como as pessoas se relacionam e fatores econômicos, como a condição social. Também foram realizadas análises referentes ao balanceamento efetivo entre as práticas de mercado e as habilidades que a cadeia de abastecimento integrado possui para atender essas práticas e resultou que a condição básica nesse processo é obter amplo conhecimento de mercado, concorrência, clientes e negócio. CONCLUSÃO: Em suma, percebe-se que os clientes estão mais exigentes e demandam maior variedade de produtos, velocidade de entrega e qualidade nos serviços prestados. Portanto, quanto mais as empresas tiverem acesso às informações, mais precisas serão as estimativas e projeções, reduzindo os custos adicionais e garantindo a satisfação dos clientes.


Palavras-chave


Comportamento do consumidor, cadeia de suprimento, demanda de mercado.

Referências


BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. 9.ed. São Paulo: Bookman, 2011.

CHING, Hong Yuh. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada. 4.ed. São Paulo: 2001.

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COOPER, M. Bixby. Gestão Logística de Cadeias de Suprimento. Porto Alegre: Bookmann, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA