PSICOINTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CACHOEIRA DO SUL

Antonio Paludo Madrid, Ruben Ehrhardt Júnior, Ana Carina Motta Klein

Resumo


Introdução: Constata-se uma carência de afetividade no que tange a comunicação interpessoal dos jovens na atualidade, produto do meio carente em que vivem. Tal temática ganha relevância pelos impactos que podem ser causados na vida de uma população jovem, em função da vulnerabilidade social. Objetivo: A intervenção proposta para essa pesquisa tem o objetivo de avaliar e propor novas estratégias da Comunicação Não Violenta (CNV). Metodologia: O público-alvo da intervenção psicossocial encontrou-se na faixa etária que compreende o final da infância e metade da adolescência segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A CNV visa diminuir agressões interpessoais e ampliar a empatia como um todo, humanizando o processo de transmitir conhecimento e vivências, possibilitando a troca genuína e humilde da riqueza humana e eliminando ao máximo, pensamentos e sentimentos negativos. Tal conceito corrobora com o real sentido da intervenção proposta que, oportuniza uma via de mão dupla entre a teoria e a prática na obtenção de um conhecimento mais profundo e próximo a realidade. Resultados: Foram realizados seis encontros semanais, de duração aproximada de 45 minutos em uma escola regular de ensino da rede pública estadual nas turmas do sexto ano. Foram utilizadas dinâmicas de grupo para trabalhar a resiliência diante da superação da vulnerabilidade desses jovens, bem como uma otimização na comunicação e relação interpessoal destes. Os resultados observados contribuíram para o diálogo e reflexão de uma experiência comunicacional efetiva. Conclusão: Portanto, a pesquisa–ação neste contexto grupal mediado apresenta-se como um modelo saudável para imprimir mudanças na comunicação interpessoal dos jovens.


Palavras-chave


Intervenção, Psicossocial, Instituto Educacional.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA