A IMPLANTAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS PARA A TOMADA DE DECISÃO EM UMA EMPRESA DE COMÉRCIO VAREJISTA DE CONFECÇÕES E CALÇADOS DE CACHOEIRA DO SUL/RS

Mateus Dalbosco Zannatta, Adriana Porto

Resumo


A competição e o dinamismo presentes no mercado exigem dos gestores atitudes e decisões rápidas e impactantes nas atividades e, se dentro da organização não existir instrumentos que gerem informações para subsidiar tais decisões, o fracasso pode ser o destino dessas empresas. A contabilidade de custos consiste na alimentação de dados sobre valores consideráveis que referem-se às consequências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, rentabilidade de determinada mercadoria, opção de compra ou produção (MARTINS, 2010). Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo geral implantar o processo de contabilidade de custos em uma empresa de comércio varejista de confecções e calçados de Cachoeira do Sul/RS e como esta pode auxiliar na tomada de decisão. O método de trabalho consiste em uma abordagem quantitativa, utilizando-se de um cunho descritivo e fundamentando-se no método de estudo de caso. Assim, como conclusões preliminares advindas do referencial teórico percebe-se que a contabilidade de custos proporciona ao gestor inúmeras informações que visam explicitar quais são os dispêndios que a empresa sofre no processo de compra, venda e estoque de seu produto e, de posse desses dados, se torna uma ferramenta útil e precisa, fundamental para o processo decisório acerca da definição de preço, rentabilidade dos produtos, avaliação de estoques, escolha da estrutura dos custos do produto e comparação com o restante do mercado.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA