GESTÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: O PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA

Alex Arnildo Kasper, Silandra Badch Rosa

Resumo


A educação não ocorre somente no ambiente escolar, mas nos mais diversos espaços. Evoluções na área da pedagogia permitiram conquistar novos ambientes e é preciso que o pedagogo esteja preparado para atuar em diferentes locais, inclusive nos ambientes hospitalares. O pedagogo, no contexto hospitalar, deve estimular a aprendizagem para tornar o ambiente menos doloroso. Neste caso, a pedagogia hospitalar contribui no sentido de possibilitar que a criança e o adolescente continuem aprendendo. A escuta pedagógica aparece como uma oportunidade de a criança se expressar, e também como possibilidade de troca de informações, dentro de um diálogo pedagógico contínuo e afetuoso. A educação é direito de todos os brasileiros, inclusive daqueles que permanecem longos períodos hospitalizados, o que exige condições para retomarem seus estudos. É possível pensar o hospital como um espaço de educação para as crianças hospitalizadas e pensá-lo como um ambiente de encontro e transformações, propício ao desenvolvimento integral da criança.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA