APLICAÇÃO DE UMA MODELAGEM PARA A MEDIÇÃO DE DESEMPENHO EM UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Resumo
Introdução: Diante do constante cenário desafiador às organizações, cresce o foco pela rapidez que se processam as mudanças, impulsionadas pelas frequentes inovações tecnológicas, pelo desempenho da economia e pela forte concorrência estabelecida no seu mercado de atuação. Desta forma, a busca incessante pela melhoria contínua nas organizações demanda a implementação de sistemas de gestão, sistêmicos e mensuráveis como meio facilitador à redução da vulnerabilidade em relação ao impacto causado pelas forças competitivas. Objetivo e Método: O presente trabalho foi desenvolvido em uma indústria de alimentos, franqueada The Coca-Cola Company e Heineken Brasil. Metodologicamente, foi realizado um mapeamento e diagnóstico para a realização de um estudo multicaso, com a finalidade de verificar à aplicação, aderência e contribuições identificadas por meio da Modelagem para a Medição de Desempenho desenvolvida por Silveira (2015) em um Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ. Conclusão: Desta forma, pode-se afirmar que a ferramenta desenvolvida contribui para a mensuração proativa, integrada e continua do processo de análise da implementação, melhoria e desempenho do Sistema de Gestão da Qualidade, onde foi capaz de demonstrar o percentual de não-conformidade de 1,01% obtido neste Sistema.
Palavras-chave
Referências
ANTHONY, S.D. The New Corporate: Where today’s most innovative - and world-changing - thinking is taking place. Harvard Business Review, p. 45-53, 2012.
BARRADAS, M.S. Framework de Dimensões Relevantes para Medição de Desempenho Organizacional em empresas prestadoras de serviços de Tecnologia da Informação. Tese de Mestrado em Administração. Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
BATEMAN, T.S.; SNELL, S.A. Administração – Management: Construindo a Vantagem Competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.
BERTOLINO, M.T. Construindo os sistemas de gestão e integrando os elementos. Banas Qualidade. São Paulo: Epse, ano XVI, n. 178, p. 64. Mar. 2007.
BIOLCHINI, C.; PIMENTA, M.; OROFINO, M.A. et al. Ferramentas Visuais para Estrategistas. São Paulo: BMGen Brasil, 2012.
BOND, E. Medição de desempenho para gestão da produção em um cenário de cadeia de suprimentos. Tese de Mestrado em Engenharia de Produção – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2002.
CAMPOS, V.F. TQC: Controle da qualidade total (no estilo japonês). Minas Gerais: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.
CARPINETTI, L.C.R. Gestão da Qualidade: Conceitos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2. ed., 2012.
CARVALHO, M.M.; PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
CARVALHO, M.M.; PRIETO, V.C,; BOUER, R. Maximização da estratégia: promovendo resultados por meio do alinhamento, execução e medição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
CERQUEIRA, J.P. Sistemas de Gestão lntegrados: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001 – Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
CERQUEIRA, J.P.; MARTINS, M.C. Auditorias do Sistema de Gestão: ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/IC 17025, SA 8000, ISO 19011:2002. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004.
COSTA, P.M.L. A Qualidade: Evolução do Conceito. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto Politécnico do Porto – ISCAP. 2013.
CUNHA, J.A.C. Avaliação de desempenho organizacional: um estudo aplicado em hospitais filantrópicos. Revista de Administração de Empresas | FGV-EAESP. São Paulo | v. 53 | n. 5 | set-out 2013 | 485-499.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul
Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA