A PERCEPÇÃO DOS GESTORES QUANTO AO USO DO FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE MARKETING DIGITAL ALIADO AO AUMENTO DA PROPAGAÇÃO DA MARCA: UM ESTUDO DE CASO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA CIDADE DE CACHOEIRA DO SUL/RS

LETIELE LEMOS, Thais Leão Peruffo, Orlando Ferreira da Silveira Ferreira da Silveira

Resumo


Introdução: A velocidade e facilidade no acesso às informações nos dias atuais, exige das empresas agilidade e habilidade para cativar consumidores e propagar suas marcas. Nesse sentido, as redes sociais permite às organizações encontrarem facilmente consumidores em potencial. Objetivo: Assim, o trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa para identificar a percepção dos gestores quanto ao uso da rede social Facebook como ferramenta de marketing digital e de propagação da marca em micro e pequenas empresas de Cachoeira do Sul/RS. Método: Após estudar os pressupostos teóricos relativos ao marketing digital e identificar as empresas da pesquisa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com dez gestores, onde responderam questões referentes às variáveis:Rede social Facebook, Propagação da marca e Monitoramento. As respostas foram analisadas para então identificar a percepção dos gestores. Logo, o trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo qualitativa descritiva, em que foi possível identificar as diferentes percepções dos gestores entrevistados. Conclusões: Identificou-se que apesar de todos os gestores considerarem o Facebook uma ferramenta importante, muitos divergem sobre o propósito da sua utilização nas empresas. Foi observado também que somente a metade dos gestores creditam o crescimento de sua marca ao início da utilização do Facebook. Assim, ficou claro que apesar do assunto ser considerado importante pelos gestores, existe potencial de evolução do marketing digital nas empresas entrevistadas.Conclui-se que o uso da ferramenta traz diversas vantagens às empresas e suas percepções são positivas em relação ao uso do Facebook como propagador de suas marcas.


Palavras-chave


Facebook, marca, marketing digital.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA