JOGOS COMO RECURSO METODOLÓGICO

Franciele Sanmartin Kasper, Nair Alves Tavares, Nanci Félix Veloso

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar atividades de intervenção pedagógica do projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela CAPES. O programa é desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Carvalho Portella, e este projeto foi realizado nas turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. O Projeto de Intervenção Pedagógica abordou a temática “Jogos como recurso metodológico”, pois é nesta etapa que o infante é alfabetizado e, em vista disso, o trabalho apresenta como justificativa a relevância do processo de alfabetização como fundamental para formação e continuidade de estudos na vida de uma criança. Desse modo, a função do professor é fazer com que o processo de alfabetização seja mais agradável e que o aluno sinta encanto pelo ato de aprender, por isso é muito significativo que o trabalho tenha como destaque o lúdico, visto que esta abordagem contribui para desenvolver as competências e habilidades que são necessárias ao processo de desenvolvimento integral.  Portanto, nesta etapa é muito relevante utilizar diferentes metodologias para alcançar metas e objetivos. Este trabalho contemplou jogos e brincadeiras como: bingos, trilhas, dramatização de comércio, jogos com balões, jogo dos pontinhos, envelope mágico, entre outros.  O projeto teve respostas significativas, sendo perceptivo o avanço dos educandos em relação aos objetivos desejados referentes ao plano de estudo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA