APRENDER E BRINCAR

Maria Luiza Becker Silva, Jaaziel Pazatto, Nanci Veloso

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente projeto relata ações desenvolvidas no Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID, realizado na E.M.E.F. Manoel Carvalho Portella, na turma de educação infantil Pré B, com a parceria da professora titular, no turno da tarde, durante os meses de outubro e novembro. O trabalho envolveu a elaboração de um projeto cujo tema é Aprender e Brincar, pois percebeu-se a importância de trabalhar as habilidades motoras e a cooperação. Nesse sentido, no ambiente escolar, se faz necessário empregar meios significativos e diferenciados no processo de ensino- aprendizagem dos alunos. OBJETIVO: O projeto teve como objetivo proporcionar aos educandos formas diferenciadas de aprendizagem, utilizando o lúdico na construção desse processo. METODOLOGIA: Para tal, a metodologia desenvolvida teve como base a ludicidade presente em aulas práticas, música e materiais alternativos. Dessa forma, foram desenvolvidas habilidades motoras, interação entre os educandos, cooperação, imaginação e criatividade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Por fim, ressalta-se que o trabalho desenvolvido durante os meses de outubro e novembro foi satisfatório, tanto para os bolsistas, quanto para o professor, que percebeu o crescimento/evolução dos discentes, a motivação, e o entusiasmo apresentados por eles a cada aula. CONCLUSÃO: As atividades que foram propostas de forma lúdica envolveram uma prática significativa. Assim o tema tornou-se de suma importância uma vez que brincar leva a criança a construir conhecimento, desenvolver habilidades, tornando-se um indivíduo mais sociável, propiciando uma harmonia entre o corpo e a mente.


Palavras-chave


aprender, brincar, lúdico

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA