Conhecendo os animais.

silvana oliveira pinto, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: A educação e a escola têm como função, educar para o mundo e para as mudanças que nele ocorrem a todo instante. O projeto de intervenção pedagógica “Conhecendo os animais” torna-se fundamental, visto que, além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo foi trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, contribuindo para as relações afetivas. A atual realidade aponta para a necessidade de conscientização, identificação e ampliação do conhecimento sobre os diferentes tipos de animais. OBJETIVO: Este trabalho teve por objetivo desenvolver a consciência ecológica, oportunizar o contato com alguns animais, conhecê-los e valorizá-los no seu habitat natural, bem como suas características. METODOLOGIA: As atividades que foram propostas foram planejadas a partir da observação da turma e de pesquisa em livros didáticos. Durante o estágio de Anos Iniciais foram realizadas atividades como: visitação ao zoológico, dinâmicas, brincadeiras, noções de ritmo, tempo e espaço, sequência lógica, expressão corporal e artística, trabalhos em grupo, construção de murais, histórias, projeção de filme, análise e interpretação de gráficos, sendo que as mesmas propiciaram aos estudantes a construção de novos conhecimentos e atitudes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O projeto contribuiu para o desenvolvimento da consciência crítica, através de uma educação reflexiva e criativa, visando a transformação da sociedade num lugar melhor para todos. CONCLUSÃO: A prática de Estágio nos Anos Iniciais foi fundamental para conhecimento desta realidade. Foi gratificante o desenvolvimento do projeto e a participação das crianças.


 

 


Palavras-chave


Projeto, anos iniciais, metodologia.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA