Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e Superior

Eduarda Síria dos Santos e Silva, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


INTRODUÇÃO: Este trabalho relata a “Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica e Superior”, que está inserido no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. OBJETIVO: consiste em qualificar a ação docente de professores da Educação Básica de Cachoeira do Sul, oportunizando atividades formativas; proporcionar integração universidade – escola – comunidade como pressuposto para o intercâmbio na produção e socialização do conhecimento. METODOLOGIA: A metodologia compreende as seguintes etapas: 1ª seleção de bolsistas de extensão voluntários do Curso de Pedagogia para o Projeto. 2ª Capacitação dos bolsistas voluntários e análise do Projeto. 3ª Definição das atribuições dos bolsistas. 4ª Planejamento das atividades: V Sieduquinha , XXII SIEDUCA, Aula  Magna, XVII Semana Acadêmica do Curso; de palestras e oficinas pedagógicas, Palestras ; pesquisa sobre a formação continuada promovida  nas escolas municipais de Cachoeira do Sul. 5ª Avaliação continua, ao término de cada atividade. RESULTADOS E DISCUSSÃO: apresenta resultados na qualificação do desempenho docente, através da formação continuada; melhoria da qualidade de ensino oferecida na educação básica e superior; incremento na produção científica dos docentes e acadêmicos; enriquecimento curricular na formação inicial, com a discussão de temáticas emergentes e na ótica de educadores de projeção nacional e internacional e fomento a novas iniciativas e projetos na escola e universidade. CONCLUSÃO: A relevância social do Projeto se expressa na integração universidade/escola/comunidade, oportunizando aprofundamento da temática e aperfeiçoamento das formações nas escolas; na possibilidade de prestar serviço especializado à comunidade.

Palavras-chave


Pedagogia, formação, sieduca

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA