O RESPEITO NAS RELAÇÕES EM SALA DE AULA

Caroline Bassedone, Nanci Veloso

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente trabalho trata do relato de uma vivência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, realizado na EMEF Manoel C. Portela, durante o mês de outubro. O projeto foi feito a partir das necessidades observadas nas relações em sala de aula. OBJETIVO: com objetivo de permitir que a criança reflita sobre valores, suas atitudes perante os colegas, para que as relações em sala de aula se tornem mais respeitosas. Também tive como objetivo trabalhar em grupo, estimulando a troca de bons sentimentos. METODOLOGIA: O Projeto teve como tema “O respeito nas relações em sala de aula”, realizando atividades como leitura e interpretação de textos, trabalhos e dinâmicas em grupo, a percepção das atitudes positivas e negativas nas relações entre as pessoas. A metodologia envolveu leitura, escrita, confecção de mural e o reconhecimento da importância do respeito na vida de cada um e seu reflexo na comunidade escolar. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O papel do professor na construção de valores é indispensável, pois na sala de aula diferentes personalidades interagem, produzindo conflitos e trabalhar o tema no dia a dia previne, inclusive situações de bullyng. CONCLUSÃO: O projeto em sua execução deixou claro que na turma em questão o tema deve ser trabalhado quase que cotidianamente, pois há sérios problemas, como o não cumprimento de regras, o desrespeito com os colegas, a falta de interesse pelo que é proposto pelo professor.


Palavras-chave


Respeito; Valores; Relações.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA