O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO

Samara da Silva Machado, Silvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


 

Ensino- Graduação- INTRODUÇÃO: O trabalho apresentado constitui um relato das expectativas e experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular de Anos Iniciais com os alunos do primeiro ano A, da Escola Estadual de Ensino Médio Virgilino Jayme Zinn- CIEP, situado na zona Norte do município de Cachoeira do Sul, turno da manhã. O Projeto de Intervenção Pedagógica aborda a temática da ludicidade na sala de aula, uma vez que, os primeiros anos do ensino fundamental são de suma importância para a construção de uma aprendizagem significativa que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais da criança. O lúdico é uma boa forma de se desenvolver a criatividade, os conhecimentos e o raciocínio lógico. OBJETIVO: promover uma aprendizagem significativa, favorecendo a alfabetização, o letramento, o desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sócio-afetivas e intelectuais das crianças. METODOLOGIA: As atividades propostas no projeto de intervenção pedagógica envolvem contação de histórias, jogos, músicas, danças, cartazes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com os primeiros resultados obtidos ficou perceptivel as dificuldades de cada aluno, e o quanto a ludicidade facilitou a compreensão dos conteúdos. CONCLUSÃO: Apesar deste projeto estar em andamento é possivel concluir o quanto é necessário ensinar com amor, utilizar uma metodologia lúdica nos anos iniciais para as crianças adquirirem uma aprendizagem significativa.


Palavras-chave


aprendizagem ; desenvolvimento; brincar;

Referências


HUIZINGA, J. (2000). Homo ludens. São Paulo: Perspectiva.

NEGRINE, Airton. O Lúdico no Contexto da Vida Humana: da primeira infância à terceira idade. In SANTOS, Santa Marli Pires dos. (org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

O lúdico na prática pedagógica / [Obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). -Curitiba: Ibpex, 2009. 219 p. : il.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA