Abordagem fisioterapêutica na Esclerose Lateral Amiotrófica

Gabrielle Baumhardt, Eduarda Jungblut, Mariana Baunhardt, Guilherme Scotta Hentschke

Resumo


INTRODUÇÃO

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença do sistema nervoso de caráter degenerativo, progressivo e incapacitante. A incidência na população mundial é uniforme e está entre 1,5 e 2,5 casos em 100.000 habitantes por ano. O tratamento implica no pouco conhecimento dos mecanismos patológicos, logo as abordagens multidisciplinares são preferíveis e demonstram melhores prognósticos.

OBJETIVO

Revisar as formas de tratamento fisioterapêutico abordados durante a ELA durante os diferentes estágios da doença.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Dentre as técnicas mais utilizadas na intervenção fisioterapêutica na ELA estão o exercício resistido, que é uma abordagem utilizada no primeiro estágio, que envolve o uso de pesos para manter a força, a potência e a resistência muscular. No segundo estágio o exercício aeróbico é orientado para uma melhora no equilíbrio e na marcha, juntamente com os alongamentos. Já na terceira fase é indispensável o uso de muletas ou cadeiras de rodas, pois o paciente se encontra com limitações funcionais. Na última fase, as técnicas de posicionamento são utilizadas para evitar as úlceras de decúbito. A mobilização articular faz parte de todo o processo de retardo da doença, pois tratam as disfunções articulares. Além dessas, o suporte respiratório se torna indispensável para o paciente, já no estágio final da doença.

CONCLUSÃO

 É de extrema valia que o profissional fisioterapeuta tenha conhecimento específico perante as técnicas apresentadas para que sejam aplicadas de forma individual, levando em consideração o estado clinico e as restrições do paciente.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA