INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – FORMAÇÃO DE PROFESSORES ARTE E TRANSFORMAÇÃO

Melissa Carla Streck Bundt, Silandra Badch Rosa

Resumo


Este trabalho é o resultado da experiência no “Estágio Curricular: Formação de Professores e Educação Profissional”, realizado no segundo semestre de 2015 como uma exigência da disciplina, tendo a professora Silandra Badch Rosa como supervisora e orientadora. O estágio tem como objetivo geral levar o aluno a elaborar e desenvolver elementos teórico-práticos que contribuam para a construção de uma ação reflexiva na docência. Neste sentido, foi desenvolvido o projeto “Arte e Transformação”, ao realizar o Estágio em Formação de Professores na Instituição Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, buscando envolver os alunos numa aprendizagem significativa, ao valorizar os seus conhecimentos prévios e as emoções expressas em situações de descobertas e criações, sendo que as mesmas contribuem para a formação dos educandos em sua integralidade. Desta forma, ao reconhecer a importância da arte como instrumento para o desenvolvimento do ser humano na infância, busca-se através da disciplina Didática de Arte propiciar aos alunos do Curso Normal metodologias que forneçam subsídios pedagógicos para o trabalho com as crianças. Portanto, sendo a área de arte relacionada às demais áreas do conhecimento, esta poderá ser utilizada tanto para despertar o interesse dos alunos quanto para concretizar o ensino dos conteúdos, pois a expressão artística possibilita a elaboração de ideias e uma linguagem de comunicação, ampliando a compreensão do universo da arte e auxiliando o aluno no processo de criação e construção.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA