DESCOBRINDO A MAGIA DE APRENDER BRINCANDO

Quelen Lara Pereira, Sílvia Maria Barreto dos Santos

Resumo


Este trabalho expõe atividades desenvolvidas no Estágio de Educação Infantil do Curso de Pedagogia da ULBRA- Cachoeira do Sul, realizadas na turma de jardim, Escola Municipal de Educação Infantil Sagrado Coração de Jesus, cidade de Cachoeira do Sul. Tem como intento levar a criança adquirir conhecimento através de brincadeiras e histórias que a conduzem a um mundo mágico. Para alcançar este objetivo, serão aplicadas atividades que possibilitarão a aprendizagem de forma significativa e divertida. O projeto foi elaborado a partir do tema proposto pela escola e necessidades dos alunos. A metodologia abrange atividades práticas e divertidas, proporcionando aos alunos a construção do aprendizado por meio de atividades lúdicas e exploratórias. O trabalho foi desenvolvido a partir de projetos que envolvem cores e numerais, trabalham responsabilidade e a relação aluno/família e da realização de atividades praticas que desenvolvem linguagem oral, esquema corporal, cultura cristã e a musicalidade. Através das atividades propostas percebe-se a suma importância de aplicar atividades diferenciadas que levam o aluno a alcançar através do lúdico, a aprendizagem e a evolução. Ressalto aqui a contação de histórias e jogos recreativos, que ocorrem nos espaços fora da sala de aula. O estágio possibilita articular teoria e prática de forma significativa para formação e é perceptível o fato de a aprendizagem ser bem mais completa quando realizada de forma lúdica. Além de proporcionar a aquisição de experiências de grande valor, ressalto que trabalhar com crianças oportuniza revisitar a nossa própria infância.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA