PROJETO DE ESTÁGIO DE GESTÃO “PROPOSTA PEDAGÓGICA: O INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NA REALIDADE ESCOLAR”

Rafaela Petermann, Silandra Badch Rosa

Resumo


A instituição educativa é formada por sujeitos de diferentes concepções, além de envolver as individualidades da comunidade escolar em geral nas mais diversas dimensões. Este espaço existe para que aconteça a formação integral do cidadão, tendo o conhecimento como eixo principal. Neste sentido, para que a prática se efetive em diálogo com a comunidade educacional é preciso de um norteamento, um fundamento e planejamento para a escola, o qual denominamos Proposta Pedagógica. Neste sentido, desenvolveu-se o projeto “Proposta Pedagógica: o instrumento de intervenção na realidade escolar”, na EMEI Dona Tereza da cidade de Candelária, durante o período de 21/09/15 à 29/09/15, objetivando a reelaboração da Proposta Pedagógica da escola favorecendo o trabalho de gestão, bem como o processo educativo. O projeto foi desenvolvido com a equipe diretiva, diretora e supervisora, através de reuniões, planejamentos em conjunto, pesquisas, entrevistas, organizações de materiais para expor aos demais integrantes da escola, etc. Buscou-se a participação de todos educadores da escola e comunidade, dando início a reelaboração da Proposta Pedagógica. Os resultados foram significativos ao perceber dos colegas a inquietação diante da Proposta e a contribuição participativa, com a ênfase de que todos funcionários de uma escola são educadores, portanto têm compromisso com a formação do educando. Este trabalho contribuiu para o planejamento participativo da escola e para minha formação acadêmica sob uma visão de supervisão escolar, articulando à prática, a teoria adquirida ao longo do Curso, exercendo a reflexão e criticidade no planejamento de gestão escolar.

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