Humanização na UTI: uma revisão da literatura

Izadora Alves Luiz, Daniela de Freitas Batista, Rafael Klegues Bregagnol

Resumo


INTRODUÇÃO: As unidades de terapia intensiva (UTI) surgiram a partir da necessidade de aprimorar o atendimento a pacientes críticos, ultimamente a política da humanização tornou-se, assunto constante na área da saúde. Visando aperfeiçoar a assistência fisioterapêutica, é essencial um atendimento humanizado, oferecendo ao paciente um tratamento digno durante a sua internação. OBJETIVO: buscar na literatura artigos referentes a este assunto. MATERIAIS E MÉTODOS: Este trabalho consiste de uma revisão da literatura realizada nos Bancos de Dados: LILACS, PubMED e SciELO, e como critérios de inclusão foram utilizados artigos que abordassem a humanização da fisioterapia nas UTIs e como critérios de exclusão artigos publicados anteriores ao ano de 2007. Após a leitura dos resumos, os estudos que atenderam aos critérios de inclusão foram selecionados. RESULTADOS: O paciente internado na UTI requer não só de tratamentos que aliviem a dor e monitoramento intensivo, mas de um atendimento de melhor qualidade, com atenção, cuidado, carinho, respeito e acolhimento, resultando em motivação e esperança. Nessa situação, o fisioterapeuta tem como objetivo preservar ou restaurar a integridade das funções normais do paciente e saber reconhecer o ser humano na sua integridade. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os fisioterapeutas e profissionais  envolvidos  nos cuidados em UTIs devem dar uma atenção maior aos pacientes e familiares internados nessas unidades. A implementação da Humanização na UTI deve ser discutida por profissionais e gestores por se tratar de uma prática importante para a recuperação e bem-estar do paciente.

Palavras-chave


Fisioterapia;utentes;cuidado

Referências


- SANCHES, R.C.N.; GERHARDT, P.C.; RÊGO, A,S.; CARREIRA, L.; PUPULIM, J.S.L.; RADOVANOVIC, C.A.T. Percepções de profissionais de saúde sobre a humanização em unidade de terapia intensiva adulto. Esc Anna Nery 2016;20(1):48-54.

- MACHADO, E. R.; SOARES, N. V. Humanização em uti: sentidos e significados sob a ótica da equipe de saúde. R. Enferm. Cent. O. Min. 2016 set/dez; 6(3):2342-2348.

- ZENI, E. M.; MONDADORI, A. G.; TAGLIETTI, M. Humanização da Assistência de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal ASSOBRAFIR Ciência. 2016 Dez;7(3):33-40.

- LOPES, F. M.; BRITO, E. S. Humanização da assistência de fisioterapia: estudo com pacientes no período pós-internação em unidade de terapia intensiva. Rev Bras Ter Intensiva. 2009; 21(3):283-291.

- ALMEIDA NETO, A. B.; EVANGELISTA, D. T. O.; TSUDA, F. C.; PICCININ, M. J.; ROQUEJANI, A. C.; KOSOUR C. Percepção dos familiares de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva em relação à atuação da Fisioterapia e à identificação de suas necessidades Fisioter Pesq. 2012;19(4):332-338.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA