INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: INGRESSANDO NO MERCADO DE TRABALHO

Newton Maschio Filho, Maique Dutra de Freitas

Resumo


INTRODUÇÃO: A inserção no mercado de trabalho é um desafio para os jovens, que devido a precária situação do sistema educacional acabam por encontrar dificuldades para alcançar os requisitos mínimos para conseguir uma colocação profissional adequada. Este projeto tem como objetivo realizar uma intervenção psicossocial com uma turma de estudantes do ensino médio a fim de auxiliá-los em seu ingresso no mercado de trabalho.

DESENVOLVIMENTO: A intervenção contará com 4 encontros semanais a serem realizados com uma turma de ensino médio composta por 40 alunos, mediante autorização de uma escola de Cachoeira do Sul, onde dois estagiários de psicologia trabalharão questões do campo profissional de maneira expositiva, além da utilização de dinâmicas para estimular a reflexão e discussão acerca do assunto. Considera-se importante preparar os jovens para uma saudável inserção no mercado de trabalho, os tornando conscientes dos desafios que terão que enfrentar, fortalecendo suas habilidades, fornecendo entendimento da realidade e dos seus direitos e deveres como cidadão e trabalhador.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: Pretende-se contribuir com o grupo promovendo ações de promoção do entendimento sobre o que é o trabalho e a sua relevância para a vida em sociedade; autoconhecimento; participação em processos seletivos, desde a elaboração de currículo até o comportamento em seleções de emprego; desenvolvimento do pensamento; e, atitudes voltadas para o campo profissional.

 

Palavras-chave: Ensino médio, mercado de trabalho, estudantes.


Palavras-chave


Trabalho; alunos; orientação

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA