SPED FISCAL – BLOCO K, CONTROLE DE PRODUÇÃO E ESTOQUE: UM ESTUDO DE CASO DOS IMPACTOS DA IMPLANTAÇÃO EM UMA BENEFICIADORA DE ARROZ DO MUNICÍPIO DE NOVO CABRAIS/RS

Sabrina Roberta Petermann, Cláudia De Freitas Michelin

Resumo


INTRODUÇÃO: A contabilidade tributária/fiscal sofreu grades evoluções ao longo dos anos nas entregas de suas obrigações aos órgãos fiscalizadores, o que primeiramente era entregue impresso, hoje passa a ser por arquivos via internet, sendo que o projeto Sped foi um meio que o governo encontrou de unir tais obrigações. OBJETIVO: Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de identificar e descrever os impactos trazidos para uma empresa beneficiadora de arroz do município de Novo Cabrais/RS a partir da necessidade de implantação do Bloco K – controle de produção e estoque – incluso no Sped Fiscal EFD ICMS/IPI. METODOLOGIA: Para realizar este estudo foi utilizada uma pesquisa qualitativa. Quanto aos objetivos teve cunho exploratório e descritivo. E como método de pesquisa foi utilizado um estudo de caso, apresentando como instrumentos da pesquisa uma análise documental de arquivos digitais e entrevistas semiestruturadas. RESULTADOS: Como resultado viu-se que o informativo Bloco K, faz com que no processo produtivo cada item seja especificado, juntamente no entendimento do gestor, este informativo tem o intuito de beneficiar as indústrias em seu processo produtivo, sendo que o contador expõe sua percepção de que um controle eficaz é importante para uma empresa crescer no mercado. CONCLUSÃO: Concluindo com a perspectiva de que todos os objetivos propostos foram alcançados por meio das análises documentais e entrevistas semiestruturadas. Identificando os impactos que são um controle rigoroso dos itens utilizados para a produção, bem como especificados no estoque, para assim chegar ao detalhamento do processo produtivo desta beneficiadora de arroz.

Palavras-chave


Projeto Sped; impacto; indústria do arroz.

Referências


RECEITA FEDERAL. Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital – EFD ICMS/IPI. Brasília, 2017.

MELLO, D. A.; PETRY, D. R.; PALUDO, J. C.; ORO, I. M. Adaptações Necessárias para Implantação do Bloco K do Sped Fiscal nas Organizações. Revista Catarinense da Ciência Contábil, Florianópolis, v.17, n.50, p.7-23, jan./abr. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA