ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA

Ryan dos Santos Rosa, Adany Pereira Da Luz, Samara Silva De Castro, TAIS PORCIUNCULA DA ROSA, SILVIA MARIA BARRETO DOS SANTOS

Resumo


INTRODUÇÃO ás práticas dos estágios devem levar o aluno a compreensão e apreensão da dinâmica do processo de trabalho em instituições educacionais, aula de Educação Física é parte constitutiva, entendendo o trabalho docente da profissão e compreendendo as possibilidades e limites colocados pela realidade escolar brasileira, tanto na escola pública quanto da particular. OBJETIVO analisar as dificuldades dos acadêmicos de licenciatura em educação física nos estágios obrigatórios. METODOLOGIA foi usada o tipo de pesquisa quantitativa e qualitativa com características de estudo de caso. Os participantes foram os acadêmicos de educação física licenciatura da Ulbra campus Cachoeira do Sul. O instrumento de coleta de dados foi questionário misto com 10 questões sendo sete fechadas e três abertas. As questões fechadas foram analisadas através de gráficos e as abertas serão analisadas de forma qualitativas. ANÁLISE E APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS nos resultados foram apresentados dados que comprovam cada vez mais o comprometimento do acadêmico com seus estágios e, além disso, sua preocupação com a qualidade das escolas, seu relacionamento com o professor orientador e com os educandos, o comprometimento da universidade em oferecer estruturas para a realização e seu conhecimento adquirido. CONCLUSÃO os estágios se tornam obrigatórios de acordo com as diretrizes do curso, pois contribuem para consolidar as tão importantes intervenções em diferentes campos de atuação do acadêmico e torna-lo um profissional de excelência para educação.

Palavras-chave


escola; educação básica; formação; acadêmico

Referências


BRASIL. Lei nº11.788, de 25 de setembro de 2008, Brasília,DF, 2008

CNE/CES Resolução Nº 7, DE 31 DE MARÇO DE 2014.

PIMENTA, Selma Garrido e LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções, revista Poíesis- volume 3, Número 3 e 4, pp 5-24 2005/2006.

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos, desenvolvimento do pensamento crítico-criativo e os estágios curriculares na área da educação física.

SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos, Estágios curriculares na formação de professores de educação física: o ideal, o real e o possível.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa, Sujeitos e saberes movimento de autor reformada escola. In Mendes Sobrinho, José Augusto de carvalho; Carvalho Marlene Araújo. de ( Org). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica,2006

SANT’ANNA, Paulo Afrânio; MARQUES, Luiz Otavio Costa. Pibid Diversidade e a formação de Educadores do campo. Revista educação e realidade, Porto Alegre.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA