FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE EGRESSOS DE PSICOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Isadora Ferretti Gonçalves, Pauline Garske Baum, Jéssica da Silva Netto, Cristiana Rezende Gonçalves Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: Atualmente, a formação em psicologia tem sido objeto de estudos e debates, com o intuito de proporcionar discussões a respeito dos currículos das instituições de ensino, abrindo novas possibilidades de atuação de tais profissionais. OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática sobre a formação e atuação profissional sob a ótica de egressos de psicologia. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão de literatura sistemática, através de buscas nas bases eletrônicas de dados LILACS e Scielo.Org., utilizando-se dos filtros ‘’Brasil/Português/Artigos’’. Os descritores utilizados foram: psicologia formação profissional; egressos de psicologia; empregabilidade psicologia.  RESULTADOS: Foram escolhidos para serem analisados sete artigos os quais foram divididos em duas categorias: Formação Profissional e Expectativas e Perfil profissional. Segundo os autores, a formação em psicologia nos anos 90 era extremamente ligada a técnicas de avaliação e atendimento clínico. Com o crescimento das práticas profissionais em subáreas da psicologia, a formação passou a ser mais plural, abrangendo as diversas áreas de conhecimento da profissão. Os alunos que ingressam no curso de psicologia são movidos pela expectativa de entender as pessoas e pela realização pessoal, todavia, tais expectativas vão se modificando ao longo da graduação. Os autores ressaltam que apesar dos acadêmicos terem adquirido conhecimentos sobre diversas áreas de atuação, ainda há a prevalência pela atuação clínica. CONCLUSÃO: A revisão realizada propiciou maior conhecimento teórico a respeito da formação e atuação profissional na área da psicologia, fazendo-se de suma importância para o conhecimento do perfil acadêmico dos egressos do curso.

Palavras-chave


psicologia formação profissional, egressos de psicologia, empregabilidade psicologia

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista da Mostra de Iniciação Científica da ULBRA Cachoeira do Sul

Sistema implantado pelo curso de Sistemas de Informaçãoda ULBRA